Cesar Maia será o candidato a vice-governador do RJ na chapa de Marcelo Freixo
O pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro e deputado federal Marcelo Freixo (PSB) confirmou nesta sexta-feira (22/7) que o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) será o vice em sua chapa nas eleições 2022.
“É uma honra ter Cesar Maia ao meu lado como pré-candidato a vice-governador. Cesar é um gestor experiente e será fundamental na reconstrução do Rio de Janeiro”, afirmou Freixo em seu Twitter. “O momento é de união e foco no trabalho para que todas as famílias possam viver e prosperar em paz”.
O acordo entre Maia — que recentemente deixou o antigo DEM para ingressar no PSDB — e Freixo — que no ano passado trocou o PSOL pelo PSB — busca replicar a aliança feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para atrair o eleitorado de centro.
Com a aliança, Freixo obterá o apoio não só do PSDB como também do Cidadania, que formou federação com os tucanos nestas eleições.
A última pesquisa IPEC (ex-Ibope), divulgada nesta quinta-feira (21/7), mostrou que o atual governador, Cláudio Castro (PL), está na dianteira da disputa, com 20% das intenções de voto. Já Freixo aparece em segundo lugar com 14%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.
O ex-governador Anthony Garotinho tem 9% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, que conta com o apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresenta 6%. Nesta semana, contudo, Garotinho anunciou que não irá concorrer.
Outras pesquisas de intenção de voto também mostram Castro e Freixo empatados. A disputa no Rio de Janeiro é considerada uma das mais cruciais.
Além de ser o terceiro maior colégio eleitoral do país, é o berço político do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sua família. O presidente venceu no estado por ampla margem em 2018, mas, agora, aparece atrás de Lula nas pesquisas.