Começa a valer a proibição de cigarros em praias de Barcelona
A Câmara Municipal de Barcelona aprovou nesta sexta-feira (22) a proibição de fumo em todas as praias da cidade. A medida, que começa a valer neste domingo, foi sancionada após uma fase piloto aplicada em 2021.
A primeira fase da novidade foi realizada entre abril e junho deste ano, com uma campanha para divulgar a proibição. A segunda fase se inicia neste mês, quando a sanção entra em vigor.
Para controlar que os cidadãos cumpram a interdição, serão mobilizados agentes cívicos e a Guarda Urbana. Como já acontece nos parques infantis locais, quem não cumprir a medida estará sujeito a uma multa de 30 euros, segundo o jornal La Vanguardia.
A medida busca reduzir o impacto ambiental e sanitário das pontas de cigarro que são deixadas nas praias e vão parar no mar.
Segundo o conselheiro para Emergência Climática e Transição Ecológica de Barcelona, Eloi Badia, antes do teste piloto que foi implementado no ano passado em quatro praias da cidade, o número médio de fumantes nesses espaços era de 18%, enquanto, após o teste , “foi 3% nas praias livres de fumo e 10% no resto.”