GERAL

Parlamento alemão homenageará vítimas LGBT+ do nazismo

O Parlamento alemão vai homenagear as vítimas do regime nazista que foram perseguidas e mortas por sua identidade sexual ou de gênero pela primeira vez no ano que vem, disse o presidente do Bundestag na sexta-feira.

Em 27 de janeiro, Dia Internacional da Memória do Holocausto, os legisladores alemães colocarão essas vítimas “no centro da cerimônia de comemoração”, disse Baerbel Bas ao diário alemão Tagesspiegel.

Desde 1996, a Alemanha celebra oficialmente o Dia da Memória do Holocausto na data, com uma cerimônia solene no Bundestag que inclui o discurso de um sobrevivente e comemorações em todo o país.

— Infelizmente não há sobreviventes para o memorial às vítimas LGBT — disse Bas, acrescentando que as autoridades parlamentares estão conversando com a Federação Alemã de Lésbicas e Gays (LSVD).

Ativistas trabalham há anos para estabelecer uma comemoração parlamentar oficial das vítimas nazistas que foram perseguidas por sua identidade sexual ou de gênero.

— Essas vítimas ainda não têm seu próprio memorial. Para tirar as devidas lições de todas as suas diferentes facetas, a história deve ser mantida viva — disse Henny Engels, membro do conselho de administração do LSVD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *