CULTURA E EDUCAÇÃO

Djavan lança novo álbum e diz que o ‘tempo curou’ críticas à sua estranheza

“Que a gente volte a rir de tudo, que a vida seja longa e tudo”, canta Djavan em “Num Mundo de Paz”, single de “D”, seu novo álbum. A música, espécie de R&B com levada sincopada e vocalizes típicos da estética do cantor, anuncia o fim de uma era de sofrimento, um retrato da esperança que exala do artista —uma entidade da MPB com uma obra tão vasta quanto peculiar, tão popular quanto particular.

“A minha grande questão com esse disco é que ele tinha de ser o oposto do que estávamos vivendo —e ele é isso”, diz o cantor, no estúdio em sua casa, no Rio de Janeiro. “A intenção foi trazer uma aura de paz, dizer ‘espere aí, o futuro está aí, a gente precisa construí-lo, desejá-lo’, entender que a vida não é isso. Ela é melhor que isso, e vai melhorar.”

Retrato de Djavan, que lança o disco de inéditas 'D'
Retrato de Djavan, que lança o disco de inéditas ‘D’ – Gabriela Schmidt/Divulgação

De certa forma, “D” traz uma luz que estava ausente em “Vesúvio”, seu álbum anterior, de 2018. “Que o ‘Vesúvio’ é mais, digamos, escuro, que esse novo, isso é real”, ele diz. “Mas isso é mais fácil de ser observado depois de todo o obscurantismo que a gente viveu —com pandemia, a situação do Brasil e do mundo, com guerras, uma coisa pesada. Na época, ninguém observava o ‘Vesúvio’ dessa maneira.”

De “Vesúvio” para cá, ele diz, “os relacionamentos —de amor, familiares, políticos, sociais— adquiriram uma aura de peso, de desentendimento”. “O mundo mergulhou num processo de deterioração de valores que você quase não acredita que possa ser revertido. Voltar a se valorizar a gentileza, a elegância, a honestidade, parar de tanta mentira. As redes sociais são coisas preocupantes porque, até para emitir uma opinião, você tem que ter muito cuidado. Tudo tem um volume de negatividade, de perseguição. Isso é onde o mundo mergulhou. E é óbvio que eu não posso apostar nisso —quero é o contrário.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *