Festival do Rio anuncia selecionados para a Première Brasil 2022
Foram anunciados os filmes selecionados para a Première Brasil, mostra competitiva nacional do Festival do Rio, que acontece entre os dias 6 e 16 de outubro.
Ao todo, foram escolhidas 70 produções, entre longas e curtas-metragens, que estarão distribuídos por cinco mostras: Competição Nacional, Novos Rumos, Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas. A comissão de seleção das obras chegou aos filmes após conferir mais de 450 curtas e 200 longas inscritos.
Em 2022, o Festival do Rio contará com o retorno do tradicional Cine Odeon, sala localizada na Cinelândia que irá abrigar as sessões de gala internacionais, além das nacionais Hors Concours.
Confira os filmes selecionados para a Première Brasil:
COMPETIÇÃO NACIONAL
Longas de ficção
- “Bem-vinda, Violeta”, de Fernando Fraiha
- “Bocaina”, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa
- “Carvão”, de Carolina Markowiczs
- “Fogaréu”, de Flávia Neves
- “Mato seco em chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta
- “Paloma”, de Marcelo Gomes
- “Paterno”, de Marcelo Lordello
- “Perlimps”, de Alê Abreu
- “Propriedade”, de Daniel Bandeira
- “Regra 34”, de Julia Murat
- “Transe”, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães
Longas documentário
- “7 cortes de cabelo no Congo”, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi
- “A assembleia – Brasil”, de Beatriz Sayad, Heloisa Passos e Juliana Jardim
- “Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente
- “Exu e o universo”, de Thiago Zanato
- “Fausto Fawcett na cabeça”, de Victor Lopes
- “Kobra auto retrato”, de Lina Chamie
- “Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor”, de Luis Carlos de Alencar
- “Nossa pátria está onde somos amados”, de Felipe Hirsch
- “Sociedade do medo”, de Adriana Dutra
Curtas
- “Abscesso”, de Bianca Iatallese
- “Big Bang”, de Carlos Segundo
- “Cinema Vivo”, de Chris MN
- “Contando aviões”, de Fabio Rodrigo
- “Escasso”, de Gabriela Gaia Meirelles
- “Garotos ingleses”, de Marcus Curvelo
- “Kokoro – de coração a coração”, de André Hayato Saito
- “Mulheres árvore”, de Wara
- “Peixes não se afogam”, de Anna Azevedo
- “O senhor do trem”, de Aída Queiroz e Cesar Coelho
- “Último domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão
- “Selfie”, de Alex Sernambi
- “Solmatalua”, de Rodrigo Ribeiro-Andrade
- “Tiro de misericórdia”, de Augusto Barros
NOVOS RUMOS
Longas
- “A cozinha”, de Johnny Massaro
- “A filha do caos”, de Juan Posada
- “Canção ao longe”, de Clarissa Campolina
- “Maputo Nakuzandza”, de Ariadine Zaumpaulo
- “O acidente”, de Bruno Carboni
- “Três tigres tristes”, de Gustavo Vinagre
- “Lilith”, de Bruno Safadi
- “Ciclo”, de Ian SBF
Curtas
- “Aluísio, o silêncio e o mar”, de Luiz Carlos Vasconcellos
- “Caminhos afrodiaspóricos do recôncavo da Guanabara”, de Wagner Novais
- “Curupira e a máquina do destino”, de Janaína Wagner
- “E nada mais disse”, de Júlia Menna Barreto
- “Entre a colônia e as estrelas”, de Lorran Dias
- “Êra punk”, de Flávio Galvão
- “Fantasma neon”, de Leonardo Martinelli
- “Iceberg”, de Will Domingos
HORS CONCOURS
- Abestalhados 2, de Marcos Jorge, Marcelo Botta
- Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz
- “A praga, de José Mojica Marins + A última praga de Mojica”, de Cédric Fanti e Eugenio Puppo
- “Matheus Sundfeld”, Pedro Junqueira
- “Derrapada”, de Pedro Amorim
- “Down Quixote”, de Leonardo Cortez
- “Miucha, a voz da Bossa Nova”, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti
- “O pastor e o guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte
- “Pérola”, de Murilo Benício
HORS CONCOURS / NOVOS RUMOS
- “Domingo à noite”, de André Bushatsky
O ESTADO DAS COISAS
Longas
- “Boicote”, de Julia Bacha
- “Corpolítica”, de Pedro Henrique França
- “Direito de sonhar”, de Theresa Jessouroun
- “Fio do afeto”, de Bianca Lenti
- “Palco de luta”, de Iberê Carvalho
- “Regenerar: caminhos possíveis em um planeta machucado”, de Maria Clara Parente
- “Um tiro no escuro”, de Paulo Ferreira
Curtas
- “Romão”, de Clementino Júnior
- “Socorro”, de Susanna Lira
- “Sinfonia da vacina”, de Guilherme Coelho e Julia De Simoni
- “Tekoha”, de Carlos Adriano
RETRATOS
- “Belchior – Apenas um coração selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti
- “Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa”, de Bernardo Pinheiro
- “De você fiz meu samba”, de Isabel Nascimento Silva
- “Elis & Tom, só tinha de ser com você”, de Roberto de Oliveira
- “Elton Medeiros: o sol nascerá”, de Pedro Murad
- “Luzes mulheres ação”, de Eunice Gutman
- “Otto: de trás p/ diante”, de Helena Lara Resende e Marcos Ribeiro
- “Quando a coisa vira outra”, de Marcio de Andrade
- “Assalto ao trem pagador” (1962), de Roberto Farias
- “O pagador de promessas” (1962), de Anselmo Duarte
MIDNIGHT
- “O país da pornochanchada”, de Adolfo Lachtermacher