É NOTÍCIAESPORTES

Por que a estreia de Tiquinho é esperança do Botafogo para aliviar pressão e retomar caminho das vitórias

A cinco jogos sem vencer e perigosamente próximo da zona de rebaixamento do Brasileiro, o Botafogo vai a campo contra o Fortaleza hoje às 16h, fora de casa, com um só objertivo: espantar a pressão por resultados e sobre o técnico Luís Castro. Para isso, a esperança está nos pés do atacante Tiquinho Soares, que se recuperou de uma lesão muscular que atrasou sua estreia, mas treinou normalmente ao longo da semana e poderá ser utilizado de início.

A presença de um goleador com experiência (31 anos), que alia vivência internacional com uma maior capacidade técnica e física é o que faz todos no Botafogo e também a torcida ainda acreditarem na reação da equipe. Que passou a ter mais opções ofensivas no elenco. Após tentativas com Erison, negociado, e Junior Santos, que estreou às pressas, Tiquinho é a bola da vez e foi trabalhado com mais paciência, para entrar e não sair mais do time.

A comissão técnica projeta sobre o jogador uma maior capacidade de conclusão mas também mobilidade para trabalhar jogadas em velocidade fora da área. Tiquinho tem característica de atacar bem o espaço e fazer jogadas combinadas com os demais meias e atacantes. embora Junior tenha mais potência, não tem a mesma técnica que o companheiro.

Os números de Tiquinho também apontam um jogo aéreo promissor. Alto e forte, terá papel importante para momentos em que o Botafogo fizer um jogo mais reativo, mas também quando houver maior controle da posse de bola.

— O que a torcida pode esperar de mim é sempre raça, me entregar de corpo e alma ao clube e aos companheiros. Vou tentar ajudar o clube de todas as formas. É um clube de proporções gigantescas, como o próprio Garrincha, que é nosso ídolo. Se a bola pintar, vou tentar fazer o gol, com toda certeza — disse na apresentação ao Botafogo quando chegou.

Ex- Olympiacos, da Grécia, o atacante tem contrato até dezembro de 2024 e carreira consolidada no exterior, sobretudo no Porto, onde conquistou títulos.

Tiquinho Soares é natural de Sousa — uma cidade com aproximadamente 70 mil habitantes —, no Sertão da Paraíba. Mas o início de carreira no Corinthians de Alagoas. De lá, o paraibano iniciou uma saga no futebol por diversos clubes. Ele passou por Palmeira de Goianinha, América-RN, Botafogo-PB, CSP, Sousa e Caicó, tudo isso ainda nas categorias de base, até se firmar no próprio CSP, clube que o revelou para o futebol profissional. Em 2013, pelo Tigre de João Pessoa, o centroavante fez 17 jogos e marcou 10 gols.

Com o destaque no CSP João Pessoa, Tiquinho rumou para um dos maiores clubes do estado, o Treze. Porém, teve baixo desempenho no Galo e logo deixou Campina Grande. No ano seguinte, o centroavante teve o primeiro contato com o futebol português, no Nacional da Ilha da Madeira. Do Nacional, o paraibano rumou para o Vitória de Guimarães, onde marcou nove gols em 22 partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *