Último Fla-Flu de 2022 vale permanência na caça ao Palmeiras pelo título brasileiro
Até a noite de quinta-feira, havia a expectativa que o Fla-Flu de hoje se tornasse um ensaio em grande estilo para a final da Copa do Brasil. O Fluminense, porém, foi eliminado na semifinal e o Flamengo terá o Corinthians pela frente na decisão do torneio nacional. O clássico desta tarde, 16h, no Maracanã, ganhou, então, outro apelo, tão ou mais importante: manter vivo o sonho do Campeonato Brasileiro.
O cenário é simples. Quem vencer pode seguir com o título na alça de mira; um empate deixa ambos distantes do líder Palmeiras e muda o foco para a briga pela classificação direta à Libertadores; uma derrota aumenta o clima de insatisfação, especialmente no tricolor, que na quinta-feira deu adeus à Copa do Brasil com uma derrota de 3 a 0 para o Corinthians.
Não há como negar que o clássico ganhou em importância para o Fluminense. O time de Fernando Diniz quer evitar o clima de “fim de festa” após a eliminação na Copa do Brasil. O entendimento tricolor é que a temporada não se encerrou, mas o clube sabe que o jogo de hoje será determinante para que a sensação não seja de terra arrasada.
Neymar provoca: ‘Só eu acordei querendo que o Vini Jr fizesse gol amanhã?’
O principal objetivo agora é a luta por uma vaga direta na Libertadores, vista como fundamental para objetivos esportivos e financeiros. Vencer o Flamengo significaria ir além — acalmar a torcida e tentar se aproximar do Palmeiras, que também tem um clássico hoje, diante do Santos.
— Tem que continuar com a cabeça erguida. Confiamos no trabalho do Diniz. Tenho certeza que, com a união do grupo, vamos conseguir conquistar o Brasileiro — confia o meia Nathan.
Tabela da Copa do Mundo 2022: Veja todos os jogos até a final
O Fluminense terá o retorno de André, que não atuou na Copa do Brasil, mas segue com dúvidas sobre quem será o segundo volante. Yago Felipe e Martinelli são as opções.
No Flamengo, sempre tão criticado por não escalar a “equipe das Copas”, Dorival Júnior deve, enfim, “virar a chave”. Após garantir as vagas nas decisões da Libertadores e da Copa do Brasil, o objetivo é usar as rodadas restantes do Brasileirão para reacender a caça ao Palmeiras e não deixar os titulares perderem o ritmo antes das disputas por títulos.
Dorival sabe que o Flamengo terá uma sequência de cinco jogos do Brasileiro antes da ida da final da Copa do Brasil, dia 12, enquanto a decisão da Libertadores será apenas em 29 de outubro. Se mantivesse o planejamento de escalar os reservas como estava sendo feito, é provável que ocasionasse perda de rendimento técnico e físico nos titulares, algo que o rubro-negro não quer que ocorra. Para isso, a opção diante do Fluminense será pelo time “principal”.
— Eu gostaria de ter uma equipe sempre atuando em todas as partidas, mas com essa loucura que são as nossas competições, impossível de fazê-lo. Em respeito ao torcedor, eu tento colocar a melhor equipe possível em campo, sempre em condições de poder dar uma resposta. Até porque a grande maioria dos jogadores tem entrado mesmo que não inicie as partidas principais — avalia o técnico.
Outro motivo para Dorival levar força máxima ao Maracanã é saber que não terá seis jogadores na próxima rodada, diante do Fortaleza, devido a convocações: Pedro e Everton Ribeiro (Brasil), Arrascaeta e Guillermo Varela (Uruguai), Arturo Vidal e Erick Pulgar (Chile). Ou seja, só não estará em campo quem não estiver em plenos condições físicas ou quem precisa ter dosagem maior de minutos.
— Nós temos 11 rodadas a serem jogadas. Tudo pode acontecer. Assim como o Palmeiras pode confirmar a condição que apresenta nesse momento. É uma diferença respeitável, mas vocês já viram muitas viradas em vários campeonatos. Aconteceu isso com o próprio Flamengo, em 2009 e em 2020. Então vamos ter calma, paciência e continuar trabalhando com os pés no chão — completou Dorival.
Para a partida, mais de 45 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. Os setores destinados para a torcida do Flamengo estão esgotados.