Ipec: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro em MG, SP e Rio, os três maiores colégios eleitorais do país
Os números estaduais do Ipec divulgados nesta terça-feira apontaram para uma consolidação da liderança de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos três principais colégios eleitorais do país. O petista ampliou a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O atual chefe do Executivo, por outro lado, ganhou ainda mais fôlego à frente no Distrito Federal e obteve ligeira melhora em Pernambuco, onde permanece muito atrás do rival.
Em Minas, Lula subiu de 46% para 49%, acima da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. Já Bolsonaro manteve-se com os mesmos 31% da pesquisa anterior, divulgada pelo instituto há uma semana. Ciro Gomes (PDT), com 5%, Simonete Tebet (MDB), com 4%, e Soraya Thronicke (União), com 1%, aparecem situação de empate técnico no estado.
Bolsonaro também não se movimentou em São Paulo e no Rio de Janeiro, pontuando 33% e 36%, respectivamente. Em ambos os casos, Lula oscilou um ponto para cima, atingindo 44% entre os paulistas e 41% junto ao eleitorado fluminense. Em São Paulo, Tebet agora aparece numericamente à frente de Ciro, com 6%, contra 5% do pedetista. Os dois somam os mesmos 5% no Rio.
No Distrito Federal, contudo, Bolsonaro viu a vantagem sobre o petista quase triplicar em apenas uma semana, passando de cinco para 14 pontos percentuais. O atual presidente saltou de 39% para 46%, enquanto Lula oscilou para baixo no limite da margem de erro, de 34% para 32%. Ciro variou de 9% para 7% no DF, e Tebet manteve-se com 6%. Ela está tecnicamente empatada com Soraya, que tem 2%.
Em Pernambuco, único dos estados analisados em que a margem de erro é de três pontos, Lula repetiu o índice de 64% segue com uma vantagem confortável, que pode chegar a mais do que o triplo das intenções de voto do principal adversário. Bolsonaro, entretanto, viu sua situação melhorar ligeiramente, passando de 22% para 23%.
Nesta segunda-feira, o Ipec também divulgou os números gerais da disputa pela presidência. O petista oscilou um ponto para cima e chegou a 48%, contra 31% de Bolsonaro, que não se movimentou em relação ao levantamento anterior do instituto. Considerando apenas os votos válidos, sem brancos e nulos e indecisos, Lula marca 52%, contra 34% de Bolsonaro, e mantém as chances de vencer a disputa já no primeiro turno.