CULTURA E EDUCAÇÃO

Ruy Castro é eleito para a Academia Brasileira de Letras

O escritor e jornalista Ruy Castro foi eleito para a Cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras. Ele irá ocupar a vaga que ficou aberta em julho, com o falecimento, aos 88 anos, do acadêmico Sergio Paulo Rouanet.

Favorito absoluto desde que se inscreveu para a eleição, Ruy fez 32 votos de 35 possíveis (houve três abstenções), superando com facilidade os candidatos Jackeson dos Santos Lacerda, Rodrigo Cabrera Gonzales, Elói Angelos G. D ‘Arachosia, André Amado e Raquel Naveira.

O novo imortal é conhecido como um dos principais biógrafos do país. Nascido em Caratinga (MG), em 1948, ele passou por importantes veículos de imprensa a partir dos anos 1960. Como jornalista iniciante, chegou a cobrir a posse de João Guimarães Rosa em 1967. Em 1992, lançou o primeiro grande sucesso, “Chega de saudade”, em que recostrói o movimento da bossa nova através de seus protagonistas.

A partir daí, Ruy encadeou uma série de biografias bem-sucedidas. Reconstruiu a vida do polêmico dramaturgo Nelson Rodrigues (“O Anjo Pornográfico”, 1992), do jogador Mané Garrincha (“A estrela solitária”, 1995) e da cantora Carmen Miranda (“Carmen”, 2005). Além de revisitar bossa nova em um livro de verbetes (“Ela é carioca”, 1999), de histórias (“A onda que se ergureu do mar” (2001) e de roteiros (“Rio Bossa Nova”, 2006). Seu último épico biográfico é “Metrópole à Beira-Mar – O Rio moderno dos anos 20”, que descreve a efervescência cultural e moderna da então capital federal na década de 1920.

Ruy também lançou romances que misturam ficção e História, como “Bilac vê estrelas”, “Era no tempo do rei: Um romance da chegada da corte” e seu livro mais recente, “Os perigos do imperador”.

Com o tempo mais livre após uma série de novas publicações nos últimos anos, o autor pode preparar com calma a sua entrada na ABL, aproximando-se da instituição. Este ano ele recebeu o Prêmio Machado de Assis, atribuído pela casa de Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *