Caxias: Hospital Adão Pereira Nunes ganha novo espaço ambulatorial e centro obstétrico totalmente reformados
A Prefeitura de Duque de Caxias segue trabalhando na reforma geral do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), iniciada em 19 de janeiro deste ano, com o apoio do Governo do Estado.
Na última segunda-feira (17), o prefeito Wilson Reis esteve no HMAPN, acompanhado dos secretários de Saúde, Dr. Daniel Puertas, e de Obras, João Carlos Grilo Carletti, onde participou da cerimônia de entrega de mais dois setores totalmente reformados na unidade: Ambulatório e Centro Obstétrico.
Visando oferecer o melhor serviço e um ambiente acolhedor aos usuários, o novo ambulatório do Hospital Adão Pereira Nunes conta com dez salas de consultórios e mais cinco salas que abrigam os serviços de ultrassonografia obstétrica, imunização, serviço bucomaxilofacial, sala de gesso e redução de fraturas, além do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Segundo a coordenadora médica do setor, Dra. Cristina Kordash, o serviço ambulatorial trabalha basicamente com o acompanhamento de pacientes das clínicas cirúrgicas, além das áreas de pediatria e obstetrícia.
“Essa reforma foi muito desejada e aguardada por todos e estamos muito felizes com os resultados. Ganhou o funcionário da unidade, que agora tem um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, e o usuário, que merece esse carinho e o melhor acolhimento possível”, destacou a coordenadora, Dra. Cristina Kordash
O Centro Obstétrico passou por uma revitalização total, começando a funcionar com duas salas cirúrgicas, uma sala de parto, três salas PPP (Pré-parto, parto e puerpério) e uma de pré-parto. Além da entrega dos novos espaços, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do HMAPN prestou homenagem a dois profissionais pela dedicação e trabalho de excelência na área de saúde: a Assistente Social Sueli Nepomuceno Izoton, que passa a dar nome ao novo Ambulatório, e ao Dr. Segismundo Hildebrando Colombo, que dá nome ao Centro Obstétrico. Rayssa Nepomuceno Izoton e Dra. Adriana Colombo, filhas dos homenageados, estiveram presentes na cerimônia.
O prefeito do município, Wilson Reis, falou da sua satisfação e da parceria com o Governo do Estado, que tem empenhado recursos para revitalização e ampliação de todo o hospital.
“O que a Prefeitura está realizando aqui no Adão Pereira Nunes não é uma simples reforma, mas sim a maior obra que esse hospital já viu. Estamos trabalhando muito para entregar um novo hospital para a população, com mais serviços, equipamentos de última geração, mais profissionais especializados, em um ambiente acolhedor e seguro”, destacou o prefeito Wilson Reis.
O Secretário de Saúde, Dr. Daniel Puertas, e o Diretor Médico do HMAPN, Dr. Thiago Resende, agradeceram a presença de todos e reforçaram a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais e funcionários da saúde, que mesmo diante dos transtornos que as obras causam à rotina hospitalar, não medem esforços para que o atendimento não seja interrompido.
“Tiramos do papel um grande projeto de reforma total do hospital, que vai desde o telhado até o jardim, sem que o atendimento à população seja interrompido. Já fizemos o terceiro e o quarto andares, o centro cirúrgico, ambulatório, centro obstétrico e agora vamos fazer o setor de trauma, que é o coração do hospital. A direção e todas as equipes estão mobilizadas para que os atendimentos não sejam prejudicados”, reforçou o secretário Dr. Daniel Puertas.
Saiba mais sobre os profissionais homenageados em cerimônia no Hospital Adão Pereira Nunes:
– Sueli Nepomuceno Izoton, nasceu em 19/02/1955, no Rio de
Janeiro. Foi uma das fundadoras do Hospital Adão Pereira Nunes,
onde exerceu a função de coordenadora do Serviço Social e trabalhou no PAD – Programa de Atendimento Domiciliar, onde executou suas funções com a máxima excelência. Até hoje é lembrada como referência e admiração por seus colegas de trabalho. Sueli foi afastada em maio de 2021, quando adoeceu, indo a óbito no mesmo HMAPN, em 15/06/21.
– Dr. Segismundo Hildebrando Colombo veio para o Rio de
Janeiro em 1952 para estudar Medicina na UFRJ. No campo profissional, foi referência na atenção à população
carente e realizou mais de 5 mil partos (alguns na mesma família,
em gerações diversas). Como professor, Dr. Colombo foi responsável por formar diversas gerações de cirurgiões e obstetras. No campo pessoal, foi inspiração para os quatro filhos, todos formados na área da saúde. Faleceu em 05 de outubro de 2011, aos 81 anos.
O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) funciona 24 horas e está localizado na Rod. Washington Luiz 109, BR-040, s/nº – Jardim Primavera – Duque de Caxias – RJ