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Entenda por que Lula e Bolsonaro privilegiam anúncios no Google e YouTube ao Facebook

As campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm priorizado o Google e, principalmente, o YouTube para distribuir anúncios digitais, segundo levantamento feito pelo GLOBO. Os dois candidatos a presidente investiram mais em propagandas nos serviços da empresa com foco em mecanismos de busca do que nas redes da Meta, controladora do Facebook e do Instagram. O comportamento vai na contramão do observado na eleição de 2018 e também é distinto do ranking que leva em conta os candidatos para todos os cargos nas eleições de 2022, em que ainda há predomínio do Facebook.

Somente no Google, a campanha do petista já desembolsou R$ 16,3 milhões em mais de 2 mil anúncios, contra R$ 13,7 milhões de Bolsonaro distribuídos em 645 peças, segundo o relatório de transparência da empresa de tecnologia. O atual presidente passou a gastar mais com esse tipo de publicidade no segundo turno. A título de comparação, nos últimos 90 dias a campanha de Lula gastou R$ 767,9 mil com impulsionamentos no Facebook e no Instagram, enquanto o PL desembolsou, em nome da campanha de Bolsonaro, R$ 1,5 milhão, segundo dados públicos da Meta.

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