Ônibus de graça no 2º turno: veja quais cidades do Grande Rio vão oferecer o benefício
A maioria das cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro não deve oferecer transporte gratuito no segundo turno das eleições, de acordo com levantamento feito pelo g1 nesta última sexta-feira (21). Algumas ainda decidirão sobre a medida ao longo da próxima semana, faltando poucos dias para o retorno às urnas.
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na terça-feira (18) que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro.
Vão oferecer gratuidade
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou na tarde de quarta (19) que a capital do estado terá transporte de graça tanto nos corredores do BRT quanto nas linhas comuns no dia 30, quando os eleitores votarão para escolher o presidente da República.
“Só para confirmar que na forma do decreto publicado por mim antes do primeiro turno, o transporte na cidade do Rio por ônibus e BRT será gratuito no segundo turno dia 30/10!”, escreveu Paes, no Twitter.
Queimados, na Baixada Fluminense, também vai oferecer transporte gratuito, mas os detalhes ainda devem ser divulgados.
Não oferecerão transporte gratuito
O município de São Gonçalo informou que não terá subsídio de passagens de ônibus no segundo turno das eleições.
A Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou que o transporte por ônibus é de responsabilidade, por concessão, de dois consórcios e, para o segundo turno das eleições, ambos decidiram pela cobrança da tarifa aos passageiros.
A cidade de Japeri afirmou que não possui linhas de ônibus municipais que possam garantir a gratuidade, pois todas as linhas são intermunicipais.
O caso é semelhante ao da cidade de Mangaratiba, que informou que também não disponibilizará o serviço pois as linhas de ônibus são intermunicipais.
A Prefeitura de Magé informou que não tem viabilidade financeira de oferecer subsídio público para custear a tarifa zero. A administração municipal afirmou ainda que a decisão de conceder gratuidade ou não dependeria, no caso, das empresas de transporte que circulam na cidade.
Nilópolis também não vai oferecer transporte gratuito no dia do segundo turno das eleições.
Decisão na próxima semana
A cidade de Niterói ainda não tem uma decisão sobre a medida. O município ofereceu transporte gratuito no primeiro turno e ainda vai avaliar a medida.
A Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que a decisão ainda será tomada ao longo da semana junto à Secretaria Municipal de Governo.
Belford Roxo, também na Baixada Fluminense, informou que também está analisando a situação antes de se manifestar se vai permitir transporte gratuito ou não.
Não responderam
As cidades de São João de Meriti, Itaguaí, Seropédica, Guapimirim e Paracambi não responderam até a última atualização desta reportagem.