Fotógrafo Spencer Tunick convoca 2,5 mil pessoas para registrar nudez em massa na Austrália
Conhecido por fotografar grandes aglomerações de pessoas nuas, o artista norte-americano Spencer Tunick, de 69 anos, tem convocado cerca de 2,5 mil pessoas para uma instalação de nudez em massa na Austrália. A exposição ocorrerá no dia 26 de novembro e busca aumentar a conscientização sobre o câncer de pele.
A proposta foi encomendada pela instituição de caridade Skin Check Champions e coincidirá com a Semana Nacional de Ação contra o Câncer de Pele. Este é o quarto projeto de Tunick na Austrália e, desta vez, será feito em uma praia de Sydney que ainda não foi revelada pelo fotógrafo.
O artista atraiu atenção global após ter reunido 5 mil australianos na Sydney Opera House como parte de uma ação sobre a visibilidade LGBTQIAP+. Nas muitas obras públicas que ele já realizou, ambientadas em galerias, teatros, no deserto e até em uma estação de trem, os corpos às vezes são pintados, envoltos em tecido transparente ou dispostos em ordem de tonalidade da pele.
— Temos de esperar e ver quais serão os dados das pessoas que se inscreveram. Esperamos um arco-íris de pessoas em Sydney — disse Tunick, que tem como objetivo reunir 2,5 mil pessoas para simbolizar o número de vidas australianas perdidas anualmente para o câncer de pele.