No Rio, celebrações do Dia da Consciência Negra seguem neste fim de semana
O tradicional ato de comemoração ao Dia da Consciência Negra em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, Centro, será neste domingo, 20. A programação contará com expositores afro, roda de capoeira, música ao vivo com rodas de samba e DJs. Além de homenagens, blocos afro e muito mais. Neste sábado, 19, o encontro já acontece desde às 09h. Já no dia 20, às 06h.
Além disso, o evento contará também com a presença de autoridades governamentais e representantes de embaixadas de países africanos.
“O objetivo é ser um espaço de acolhimento e divulgação da cultura negra. Um local de oportunidades para as pessoas e a empreendedores, divulgando seu produtos, grandes apresentações artísticas e culturais. Inclusive a culinária afro-brasileira”, afirma Luiz Eduardo de Oliveira, conhecido como Negrogun, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial (CEDINEPLIR). O monumento existe há 36 anos, sendo considerado um marco antirracista.
O evento é organizado pelo CEDINEPLIR em parceria com a Superintendência de Política e Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, junto à Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura do Rio de Janeiro.
Anda de acordo com Negrogun, em 2021 completaram-se 50 anos desde a primeira comemoração da Consciência Negra no país. Ele ressalta que houve avanços, mas muito ainda precisa ser feito.