Taxa de positividade de testes de Covid em rede de laboratórios particular do RJ chega a 42%
A taxa de positividade nos testes de Covid em uma rede de laboratórios particular do Rio de Janeiro chegou a 42% nesse mês de novembro.
Segundo o Laboratório Richet, que administra 13 unidades no Rio e em Niterói, o número de exames positivos explodiu nos últimos meses. Em setembro, a rede registrou apenas 281 testes do tipo PCR com resultado positivo para Covid.
Um mês depois, em outubro, um salto foi registrado. Na ocasião, a rede computou 1,7 mil exames positivos. Já em novembro, faltando ainda mais de 12 dias para o final mês, já foram emitidos quase 7 mil exames com resultado positivo para covid.
Número de exames na rede de laboratórios Richet:
- Setembro: 281
- Outubro: 1.708
- Novembro: 6.924
Para Helio Magarinos Torres Filho, diretor do Richet Medicina e Diagnóstico, é importante a manutenção das medidas de proteção individual, como o uso de máscaras, em locais de aglomeração.
“Isso faz reforçar a necessidade da manutenção das medidas de proteção individual e coletivas. E também de completar o esquema de vacinação. Não apenas para adultos, mas também e, principalmente, para crianças”, explicou Hélio Magarinos.
Máscaras em ambientes fechados
Nesta sexta, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu voltar a recomendar o uso de máscaras em alguns casos:
- dentro do transporte público;
- em locais fechados;
- e em todos os lugares pra pessoas com 60 anos ou mais ou que tenham algum tipo de comorbidade.
Segundo o governo, o uso de máscaras não é obrigatório. A medida é apenas uma orientação.
Já a Prefeitura de Petrópolis, voltou a exigir máscaras nas escolas e no transporte público. Em Araruama, a obrigatoriedade voltou para locais fechados.
“Nessa nova fase, o Covid, a infecção pelo corona tornou-se um quadro de resfriado, um quadro gripal leve. A gente tem um aumento do número esperado de casos. Tornou-se uma doença endêmica. Ou seja, é uma doença que vai conviver conosco por um bom tempo. Vão acontecer novas ondas, mas cada vez com menos gravidade, cada vez com menos necessidade de hospitalização”, disse Fernando Chapermann, médico infectologia do Hospital Federal do Andaraí.
Aumento de 330% de casos de Covid
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro registrou um aumento de 330% nos casos confirmados de Covid de uma semana para outra.
Os dados usam como comparação os registros da doença entre a semana entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, com 4.368 casos; com a semana entre os dias 6 e 12 de novembro, com 18.799 ocorrências.
Em todo o estado, a taxa de positividade está em 37%.
As autoridades de saúde destacam a importância de manter o esquema vacinal atualizado. Esta semana, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para “o aumento do número de casos e a circulação de novas linhagens da variante Ômicron e informou que 21 unidades da federação registraram aumento no número de casos”.
Vacinação de crianças
A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou até sábado (19) a vacinação de crianças de seis meses a dois anos com comorbidades ou alguma deficiência.
A previsão era de que as cerca de nove mil doses fossem durar apenas até a quinta (17), mas como sobraram, a vacinação do grupo continua.
A orientação é que os pais levem as crianças para tomar as próximas doses no mesmo posto onde tomaram a primeira.
A cidade do Rio registra uma taxa de 34% de casos positivos nos exames realizados.
Niterói
Niterói, na Região Metropolitana, começa a vacinar este mês público nesta sexta (18). A imunização deste segmento foi concentrada em quatro pontos.
- Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº
- Policlínica Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço
- Policlínica Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
- Policlínica Itaipu – Estrada Engenho do Mato, s/nº – Itaipu
Em ambas as cidades, a vacinação acontece com doses da Pfizer infantil.
A positividade dos exames na cidade de Niterói é de 28%.