É NOTÍCIASAÚDE

SP identifica primeiro caso de febre amarela no estado desde 2020

O estado de São Paulo identificou seu primeiro caso de Febre Amarela desde 2020, informa alerta epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde. No documento é dito que “o primeiro caso do Estado de São Paulo, foi registrado no último dia (23/01), no município de Vargem Grande do Sul. Trata-se de um adulto de 73 anos, não vacinado, morador da zona rural”. O estado viveu um recente surto da doença entre 2016 e 2019.

O homem teve o exame identificado por meio da metodologia RT-PCR. Ele apresentou sintomas nos últimos dias de 2022 (febre, mal-estar e variação na cor da urina). O paciente foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vargem grande do Sul, quando piorou clinicamente, apresentando icterícia e confusão mental.

Uma vez notificado o caso, as equipes de vigilância atuam para monitorar os vetores da doença. Não há até o momento, diz o documento da secretaria de Saúde, qualquer tipo de identificação de primata não-humano com o vírus nesta temporada.

Para debelar o avanço da infecção, a pasta defende que se intensifique a vacinação contra a doença. A vacina está disponível para indivíduos acima de 9 meses de idade.

Desde julho do ano passado, o Brasil não tinha identificado novos casos de febre amarela, mas nos últimos anos, o país apresentou casos pontuais em regiões como Pará. Em São Paulo, o mais recente diagnóstico conhecido era de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *