Quadro de Bruce Willis progride e ator é diagnosticado com demência frontotemporal, diz família
Um ano após receber o diagnóstico de afasia, o ator Bruce Willis viu seu quadro piorar e progredir para uma demência frontotemporal. A notícia foi confirmada pela família do astro conhecido por filmes como “Duro de Matar” e “O sexto sentido”.
“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia recebido por Bruce em 2022, sua condição progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente, a dificuldade de comunicação é apenas um dos sintomas da doença de Bruce enfrenta. Por mais que seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, afirmou Emma Heming Willis, esposa do astro, em post nas redes sociais.
A família do ator também compartilhou um comunicado publicado no site da AFTP, associação especializada na doença de Bruce. Confira o texto completa:
Como família, queríamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos pela demonstração de amor e compaixão por Bruce nos últimos dez meses. Sua generosidade de espírito tem sido impressionante, e estamos tremendamente gratos por isso. Pela gentileza e porque sabemos que vocês amam Bruce tanto quanto nós, gostaríamos de atualizá-los.
Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um dos sintomas da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.
FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouviu falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa.
Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente. Sabemos em nossos corações que – se ele pudesse hoje – ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias.
A nossa é apenas uma família com um ente querido que sofre de FTD, e encorajamos outras pessoas que enfrenta a doença a buscar a riqueza de informações e apoio disponível através da AFTD. E para aqueles de vocês que tiveram a sorte de não ter nenhuma experiência pessoal com o FTD, esperamos que reservem um tempo para aprender sobre isso e apoie a missão do AFTD da maneira que puder.
Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa muito ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível.
Emma, Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn