É NOTÍCIAPOLÍTICA

Lula pede soluções globais de combate às fake news em mensagem a evento da Unesco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem à Organização das Nações Unidas à Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pediu a elaboração de soluções globais de combate à disseminação de notícias falsas. O governo aproveitou a conferência “Para uma Internet Confiável”, evento que ocorre em Paris, para marcar suas posições sobre o tema.

Lula foi convidado para o evento, mas não compareceu. Ele foi representado pelo secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação (Secom), João Caldeira Brant. Coube a ele ler a mensagem enviada pelo presidente da República. Já o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso vai participar da conferência, onde falará amanhã.

“A comunidade internacional precisa, desde já, trabalhar para dar respostas efetivas a essa questão desafiadora de nosso tempo. Precisamos de equilíbrio. De um lado, é necessário garantir o exercício da liberdade de expressão individual, que é um direito humano fundamental. De outro lado, precisamos assegurar um direito coletivo: o direito de a sociedade receber informações confiáveis, e não a mentira e a desinformação”, diz trecho da carta.

Lula também defendeu que não se pode permitir que a integridade das democracias seja afetada pelas decisões de “alguns poucos atores que hoje controlam as plataformas”. O presidente continuou citando a necessidade de modelos de regulação que equilibrem todos os atores, as necessidades e os diretos envolvidos nas plataformas digitais.

“A regulação deverá garantir o exercício de direitos individuais e coletivos. Deverá corrigir as distorções de um modelo de negócios que gera lucros explorando os dados pessoais dos usuários. Para ser eficiente, a regulação das plataformas deve ser elaborada com transparência e muita participação social. E no plano internacional deve ser coordenada multilateralmente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *