Seis cidades da Baixada Fluminense já usam vacina bivalente na luta contra Covid-19
A vacina bivalente da Covid-19, também eficaz contra a variante Ômicron, já está à disposição de idosos e de pessoas imunocomprometidas (com sistema imunológico comprometido) residentes em parte da Baixada Fluminense. Dos quatro maiores municípios da região, apenas Belford Roxo não começou a vacinação, o que só deve acontecer a partir do dia 6, data do lançamento do calendário oficial de imunização na cidade. Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, além de cidades menores como Queimados, Nilópolis e Mesquita, já iniciaram a aplicação do imunizante.
Para tomar a vacina, é necessário que a pessoa tenha recebido ao menos duas doses do imunizante, com a última aplicação ocorrendo há quatro meses ou mais. Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti começaram a vacinação nesta segunda-feira, dia 27. A primeira das três cidades está vacinando pessoas acima de 60 anos, idosos que vivem em instituições de longa permanência, imunossuprimidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Em Duque de Caxias, o primeiro grupo que está recebendo a bivalente é formado por quem tem 70 anos ou acima disso, e ainda imunocomprometidos, com idade a partir de 12 anos (com apresentação de laudo médico).
Já em São João de Meriti, a vacinação abrange basicamente o mesmo grupo citado anteriormente, incluindo pessoas internadas em instituição de longa permanência. Parte dos moradores de Mesquita também começaram a receber, nesta segunda-feira, o novo imunizante.
Na cidade, o primeiro grupo a ser imunizado com a bivalente é formado por pessoas com 70 anos ou mais, internados em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e imunocomprometidos a partir da mesma idade, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Queimados começou a vacinação bivalente, nesta terça-feira. Pessoas a partir de 80 anos, ou mais e com imunidade comprometida são as primeiras a receber a dose da vacina na cidade.
‘Tem que ir logo tomar a vacina’
Nilópolis recebeu 2.400 doses da bivalente e está vacinando inicialmente pessoas imunocomprometidas e portadores de doenças como HIV e câncer. Em tratamento oncológico desde 2015, Rosângela Pereira Fernandes, de 62, foi uma das 15 primeiras a receber a vacina no posto de saúde do centro do município. Mãe de uma filha e avó de um menino de 2 anos, e de uma menina, de 8, ela perdeu uma irmã para a Covid-19 durante a pandemia.
— A pessoa não pode pensar duas vezes para se vacinar. Tem que ir logo tomar a vacina. Tenho pavor dessa doença. Em 2020 perdi uma irmã para a Covid. Ela foi internada e faleceu 15 dias depois. Por isso, vim logo no começo da vacinação — disse.
Veja alguns locais de vacinação em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti
Duque de Caxias
- Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias – De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
- Hospital Municipal Duque – De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
- Unidades Pré-Hospitalares:Xerém – Saracuruna – Pilar – Imbariê – Equitativa – Camos Elíseos – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – Sábados, das 8h às 11h
- Rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) – De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h
- A partir desta quarta-feira, dia 1º de março, as doses do imunizante também estarão disponíveis na rede de unidades de Estratégia de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Nova Iguaçu
De segunda a sexta-feira (das 8h30 às 16h)
- Shopping Nova Iguaçu – Segundo andar
- Drive-thru Top Shopping – G3
- Centro de Saúde Vasco Barcelos
- Policlínica de Vila de Cava
- Policlínica de Austin
- Clínica da Família Emília Gomes
- Clínica da Família Jardim Paraíso
- Policlínica de Miguel Couto
Sábado (das 8h30 às 14h)
- Shopping Nova Iguaçu – Segundo andar
- Drive-thru Top Shopping – G3
- Centro de Saúde Vasco Barcelos
São João de Meriti
De segunda a sexta-feira (das 8h às 15h)
- Posto de Saúde Aníbal Viriato
- Paróquia Nossa Senhora da Glória
- Posto de Saúde Vila São João
- Posto de Saúde Vila Tiradentes
- Posto de Saúde de Tibagi
- USF da Vila União
Sábado (das 8h às 12h)
Tendas:
- Paróquia Nossa Senhora da Glória
- Aníbal Viriato