Paulo Coelho declara apoio à candidatura de Mauricio de Sousa à Academia Brasileira de Letras
O escritor Paulo Coelho declarou apoio ao cartunista Mauricio de Sousa na disputa por uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL). No Twitter, o mago disse: “Caso Mauricio de Sousa resolva levar até o final sua candidatura para a ABL, ele pode ter certeza do meu voto”. O autor de “O alquimista” ocupa a cadeira 21 na instituição.
O criador da Turma da Mônica está na corrida pela cadeira 8 da ABL, que pertenceu à crítica literária Cleonice Berardinelli, morta em janeiro. Mas não deve ser eleito. Fontes da ABL ouvidas pelo GLOBO afirmam que a candidatura de Mauricio, que visitou a Casa de Machado de Assis no início do mês para lançar sua campanha, foi bem recebida.
No entanto, já se formou um consenso em torno de outro nome para a cadeira, o filólogo Ricardo Cavaliere. Ele teria o apoio de Evanildo Bechara, um dos principais filólogos do país e membro da ABL desde 2000. Aos 95 anos, ele desejaria fazer um sucessor.
Coelho, porém, afirma que Mauricio não deve desistir da corrida. “Um ou outro acadêmico vai sugerir ‘na próxima vaga’ – não acredite!”, escreveu. “O momento é agora”.