É NOTÍCIASAÚDE

Gêmeas sentem os mesmos sintomas de um câncer renal, ainda que só uma delas sofra da doença, entenda

Duas gêmeas idênticas sentem os mesmos sintomas de um câncer renal, como dores estomacais, nas costas, fraquezas, perda de peso, palidez, porém apenas uma foi diagnosticada com a doença. A outra, mesmo com todos os exames feitos, não foi encontrado nenhum tumor.

Sophie Walker, de Edimburgo, foi diagnosticada com um tumor de Wilms, um tipo de câncer renal, em 2017, aos 10 anos. Nos seis anos seguintes, Sophie entrou em remissão três vezes, a última em dezembro do ano passado e há “poucas esperanças” para ela, segundo os médicos.

Ao longo desse tempo, a irmã gêmea de 16 anos, Megan, experimentou muitos dos mesmos sintomas, incluindo dor de estômago e nas costas, palidez e perda de peso. Megan passou por uma ressonância magnética da cabeça aos pés, que voltou completamente limpa. Seus médicos chamaram o fenômeno de “coisa gêmea”.

“Quando Sophie foi diagnosticada pela primeira vez, Megan tinha todos os sintomas. As pessoas comentam o tempo todo como ela parece doente – ela está ainda mais pálida do que a irmã. Todos os testes sob o sol foram feitos nela e não há absolutamente nada de errado com ela. É tão bizarro”, disse Rebecca Walker, mãe das gêmeas e de outros oito filhos.

O tumor de Wilms é um tipo de câncer renal que afeta mais frequentemente crianças com menos de cinco anos. Cerca de 90 crianças são diagnosticadas a cada ano no Reino Unido. Nos EUA, ocorrem de 500 a 600 casos anualmente. No Brasil, estima-se que ocorra em 1 a cada 10 mil crianças abaixo dos 15 anos de idade, sendo que a idade média ao diagnóstico é de 44 meses para os pacientes com a doença afetando apenas um rim e 32 meses para aqueles com tumor nos dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *