É NOTÍCIAGERAL

Alemanha anuncia fornecimento de mais R$ 14,5 bilhões em armas à Ucrânia

O governo alemão anunciou neste sábado que prepara um novo plano de ajuda militar à Ucrânia no valor de 2,95 bilhões de dólares (R$ 14,5 bilhões), em um pacote que inclui a entrega de tanques, viaturas blindadas e sistemas de defesa antiaérea.

“Todos nós queremos um fim rápido para esta hedionda guerra russa contra o povo ucraniano, mas infelizmente não está à vista. É por isso que a Alemanha fornecerá toda a ajuda que puder, pelo tempo que for necessário”, disse o ministro da Defesa, Boris Pistorius, em um comunicado.

As entregas incluem, entre outras armas, 30 tanques Leopard-1 A5, 20 novos veículos blindados do tipo Marder e mais de uma centena de outros veículos blindados menores, 200 drones de vigilância, quatro novos sistemas de defesa aérea Iris-T e suas plataformas de lançamento, mísseis de defesa antiaérea, 18 obuses e munições.

Este é, de acordo com a revista alemã Der Spiegel, o mais importante pacote de fornecimento de armas da Alemanha para a Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

O anúncio ocorre às vésperas de uma possível visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à Alemanha. De acordo com relatos da mídia alemã, Zelensky, que chegou a Roma neste sábado, poderia em seguida à Alemanha para se reunir no domingo com as autoridades do país, onde receberá o Prêmio Europeu Carlos Magno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *