Presidente da Ucrânia agradece à Alemanha por ser uma ‘aliada confiável’ na guerra
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu à Alemanha pelo apoio ao país na guerra contra a Rússia. A declaração aconteceu neste domingo, quando o líder ucraniano afirmou que os alemães são “aliados confiáveis” no conflito. Esta é primeira vez que o político viaja a terras alemãs desde a invasão russa, em fevereiro de 2022.
— No momento mais difícil da história moderna da Ucrânia, a Alemanha provou ser nossa verdadeira amiga e aliada confiável, que está resolutamente ao lado do povo ucraniano na luta pela defesa da liberdade e dos valores democráticos — escreveu Zelensky no livro de visitas da residência oficial do presidente alemão Frank-Walter Steinmeier.
A Alemanha vai apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário, garantiu, também neste domingo, o chefe do governo, Olaf Scholz. — Eu já disse isso muitas vezes e repito hoje: vamos apoiá-lo [Zelensky] enqanto for necessário, afirmou o chanceler em uma coletiva de imprensa.
A viagem de Zelensky acontece no momento em que a Alemanha entrega aos ucranianos um enorme pacote de armas, com blindados, drones, tanques, sistemas de defesa antiaérea, canhões e munições. Neste sábado, o governo alemão anunciou que prepara um novo plano de ajuda militar à Ucrânia no valor de US$ 2,95 bilhões. No Brasil, o montante seria equivalente a R$ 14,5 bilhões.