É NOTÍCIAGERAL

Lei Seca faz operação no Terminal da Alvorada

350 motoristas foram abordados na ação surpresa

Responsáveis pelo transporte diário de milhares de passageiros, os motoristas de ônibus tiveram uma surpresa, nesta quarta-feira (17/05), ao entrar no Terminal da Alvorada, na Barra da Tijuca. Equipes de fiscalização da Lei Seca aguardavam os ônibus encostarem nas plataformas e submeteram, um a um, os condutores ao teste do bafômetro. É a primeira vez que os agentes da Lei Seca atuam dentro de uma rodoviária e a ação faz parte da campanha de conscientização do Maio Amarelo.

Ao todo 350 motoristas foram abordados pelos agentes da Lei Seca e passaram pelo teste do etilômetro – que mede o nível de alcoolemia. Todos foram aprovados e liberados para seguir a viagem nos ônibus. Além da fiscalização, a Lei Seca atuou com as equipes de Educação para se aproximar dos motoristas e passageiros e conscientização da população para os riscos de dirigir depois de beber. “A Lei Seca será cada vez mais dinâmica nas suas ações. Nestes 14 anos, criamos um sistema reconhecido por sua qualidade e eficiência e, agora, iremos reforçar as ações, inclusive com o apoio da tecnologia, para aperfeiçoar ainda mais o trabalho e ajudar na redução de acidentes”, destaca o Secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.

Jogos lúdicos para conscientizar motoristas e passageiros

A ação da Lei Seca no Terminal da Alvorada aconteceu em parceria com o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) e contou ainda com a atuação dos agentes de Educação.

Eles promoveram um circuito lúdico com passageiros e motoristas, onde, usando um óculos de realidade virtual simulando uma pessoa em estado de embriaguez, realizam pequenos testes de se manter em linha reta e conduzir objetos. As ações educativas contam com os agentes PCDs, que são vítimas de acidentes de trânsito envolvendo álcool e direção.

“Acho muito importante ações como esta que a Lei Seca promove porque faz com que mais motoristas assim como eu sejam mais conscientes no trânsito. Faz com que mais pessoas entendam que no trânsito nós não estamos sozinhos”, Joel German, motorista da empresa Braso-Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *