CULTURA E EDUCAÇÃO

Walter Salles supera George Lucas e se torna o cineasta mais rico do mundo

O brasileiro Walter Salles, de 67 anos, se tornou o cineasta mais rico do mundo. Uma nova lista da Forbes aponta que o diretor de “Central do Brasil” desbancou o americano George Lucas, de 79. Em 2014, ano do último ranking, o criador de “Guerra nas Estrelas” era o detentor do título.

Salles é dono de uma fortuna estimada em US$ 4,5 bilhões. Com a atuação cotação do dólar, o montante é avaliado em mais de R$ 21,9 bilhões na moeda brasileira. Ainda segundo a revista americana de negócios e economia, atualmente, o carioca tem o 617º maior patrimônio líquido do planeta.

Filho do diplomata Walter Moreira Salles, fundador do Unibanco e ex-embaixador nos Estados Unidos, o brasileiro é herdeiro de uma das famílias de banqueiros mais antigas do Brasil.

Em 2008, o Unibanco se fundiu com o Itaú, à época o segundo maior banco comercial do Brasil. A junção deu origem ao Itaú-Unibanco, o maior banco da América Latina.

Assim como o diretor, seus três irmãos também têm fortunas bilionárias. Além de herdarem o empreendimento do pai, morto em 2001, os quatro também possuem participações na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a maior fornecedora mundial do mineral nióbio, com sede em Araxá, Minas Gerais.

Em 1998, o agora cineasta mais rico do planeta foi indicado ao Oscar por seu trabalho à frente de “Central do Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *