Duque de Caxias entra na rota do turismo internacional
A cidade de Duque de Caxias passa a fazer parte do Mapa do Turismo Internacional da Embratur. A notícia, que pegou muita gente de surpresa, foi apresentada na última semana pelo Presidente da Agência, Marcelo Freixo, ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Com isso, permite que o município passe a receber o apoio de políticas públicas de fomento ao turismo.
“A lógica não é que essas cidades já estejam prontas pra receber turistas estrangeiros. A ideia é indicar que, caso tenham acesso ao apoio adequado, e às políticas públicas de financiamento, elas têm esse potencial. Quando a gente fala de cidades como Duque de Caxias, ou Itaperuna, elas entraram nessa lista porque já recebem turistas, mesmo que seja uma quantidade pequena. Identificamos isso e avaliando os potenciais de cada cidade, a gente incluiu no mapa para que possa haver políticas públicas para que seja mais explorado” – explicou Bruno Villa, gerente de comunicação da Embratur.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Caxias destaca como atrativos aos visitantes, o patrimônio histórico, equipamentos culturais, e unidades de lazer, conservação, gastronomia e comércio. O turismo de negócio também tem vez, devido à proximidade da Capital e ao Polo Industrial.
“Duque de Caxias tem um potencial turístico imenso, e nossa equipe tem feito um trabalho significativo para fomentar o setor. Estamos muito contentes em fazer parte do Mapa do Turismo e também receber essa nova menção da Embratur, com vistas ao mercado internacional – afirmou a Subsecretária de Turismo, Lídia Malafaia.
Uma das iniciativas da prefeitura para incentivar o setor, é a estruturação e atualização do inventário da oferta turística da cidade, realizada com apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Também estão em andamento, um mapeamento dos equipamentos e feiras de artesanato, – uma tradição no município – e a elaboração de um calendário de eventos.
Atrações para todos os gostos
Caxias possui reservas naturais com trilhas, como os parques da Taquara e da Caixa D’água e o Refúgio da Serra da Estrela
Cultura
O Centro Cultural Oscar Niemeyer, a centenária igreja Nossa Senhora do Pilar e as ruínas da Igreja Santa Rita da Posse são destaques históricos e arquitetônicos.
Tradição
A Festa de Santo Antônio recebeu 200 mil pessoas este ano. Outra festividade de Caxias é a Romaria do Pilar, além das celebrações em todo município no dia de São Jorge.