Adesão da Ucrânia à Otan será ‘uma hora e 20 minutos’ após fim de guerra, brinca Biden
O presidente americano Joe Biden disse, em tom de brincadeira, que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) levaria “uma hora e 20 minutos” após o fim da guerra no Leste Europeu. A declaração foi feita a repórteres nesta quarta-feira durante um encontro bilateral com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky às margens da cúpula da aliança militar em Vilna, capital da Lituânia.
— Sua resiliência e sua determinação têm sido um exemplo para o mundo inteiro ver — elogiou Biden na presença de repórteres — Estou ansioso pelo dia em que teremos a reunião que celebrará sua adesão oficial à Otan.
Biden, que na última sexta-feira autorizou o envio de bombas de fragmentação a Kiev, buscou tranquilizar Zelensky sobre a continuidade do apoio às defesas ucranianas mesmo com o país de fora da aliança.
— Prometo a vocês que os Estados Unidos estão fazendo tudo o que podem para conseguir o que vocês precisam — disse Biden.
Vão compor o colegiado além de Jorge Goetten e Luísa Canziani, Rafael Brito (MDB-AL), Reimont (PT-RJ), Professora Goreth (PDT-AP), Socorro Neri (PP-AC), Alfredo Gaspar (União-AL), Franciane Bayer (Republicanos-RS), Tabata Amaral (PSB-SP), Geovânia de Sá (PSDB-SC), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Alice Portugal (PCdoB-BA) e Any Ortiz (Cidadania-RS).