Sanduíche de pão francês com frango e chutney de manga
INGREDIENTES
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 peito de frango médio (500 g), sem pele e sem osso, cortado em filés
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 2 bananas-nanicas médias (260 g), cortadas em fatias no sentido do comprimento
- 1/2 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 baguete de pão francês (300 g) com 50 cm de comprimento
- 1 xícara de folhas de agrião (80 g)
- 1/2 xícara de chutney de manga (160 g)
MODO DE PREPARO
- Numa frigideira grande, em fogo baixo, aqueça a manteiga e o óleo. Junte o frango, tempere com o sal e refogue, mexendo às vezes, até ficar macio (aproximadamente 2 minutos).
- Adicione o molho inglês e refogue em fogo alto até o frango ficar ligeiramente dourado (aproximadamente 2 minutos).
- Transfira o frango para uma tigela e reserve. Na mesma frigideira, coloque a banana e o gengibre e frite em fogo alto até dourar por igual (aproximadamente 3 minutos).
- Reserve. Corte o pão ao meio.
- Cubra a parte inferior com o agrião e, por cima, disponha o frango e a banana reservados e o chutney de manga.
- Cubra com a outra metade do pão e corte em quatro pedaços.
- Coloque os sanduíches numa travessa e sirva.
CURIOSIDADES
Pode parecer esquisito para muita gente falar sobre receitas com pão francês, mas a verdade é que preparar um lanche rápido e prático é essencial em uma época em que vivemos tão acelerados. Por conta dessa rotina descontrolada, caímos na armadilha de comer cada vez mais alimentos que não são saudáveis e, muitas vezes, nem gostosos. Para fugirmos dessa cilada, passamos para você algumas dicas para transformar algo trivial em uma comida especial – como uma torta de pão francês com algum recheio diferente ou esse espetacular sanduíche de frango com curry, amêndoas e damasco.
Misturar o simples com o caprichado é a chave
Pensar em um lanche com frango defumado pode até não parecer muito atraente. No entanto, ao lado de um chutney de manga, o impacto já é outro. Mais do que impressionar algum convidado, o importante é se convencer de que vale a pena investir na criatividade e deixar de lado, pelo menos algumas vezes, as comidas industrializadas mesmo para os lanches mais corridos.
Não é preciso também se apegar apenas a sanduíches. Outro prato simples e rápido, que permite mil variações, é a omelete. Desde as versões mais tradicionais, com queijo e bacon, até as mais leves e raras, como esse omelete de claras com cogumelos. Escolher também ingredientes mais naturais e saudáveis, como legumes e verduras, para adicionar às suas receitas agrada ao seu corpo e ao paladar. Vença a correria do dia a dia e coma bem. Dá menos trabalho e é mais gostoso do que parece!