Torcer faz bem à saúde mental; entenda
Ninguém duvida que praticar esportes faz bem à saúde. Mas evidências mostram que torcer também faz bem para a mente e o corpo. Em artigo publicado no site Psychology Today, a neuropsicóloga Carrie H. Kennedy, especializada em psicologia militar e aeromédica, explica que o “esporte pode ser um canal para a satisfação de necessidades sociais e emocionais, bem como uma liberdade catártica para expressar uma série de comportamentos tipicamente anormais, mas apreciados no contexto esportivo”.
Os fãs de algum esporte experimentam alegria, tristeza e todas as emoções geradas durante uma competição de seu time favorito. Se isso ocorrer em uma ambiente com outras pessoas, como no estádio e até mesmo no bar, duas pessoas que nunca se viram antes podem se abraçar como melhores amigos se seu time fizer um gol. Ou lamentar em conjunto, se o gol for do adversário.
“Os esportes fornecem não apenas entretenimento, distração e alívio pontual do estresse, mas atendem a necessidades humanas mais profundas, como socialização e afiliação”, escreve Kennedy.
Torcer faz bem para o cérebro
Todo esporte tem suas regras e complexidades. Aprendê-las ajuda a manter o cérebro saudável, por meio da ativação de redes neurais envolvidas na linguagem. Além disso, a natureza muitas vezes imprevisível de feitos individuais e resultados gerais estimula processos cognitivos associados à flexibilidade cognitiva, memória e sistemas dopaminérgicos. A dopamina é o neurotransmissor associado ao humor, motivação, memória e atenção.
É verdade que, em muitos momentos, ter um time do coração pode ser fonte de estresse, em especial quando ele está perdendo ou não está em uma fase muito boa. Mas ser um fã de esportes também traz enormes benefícios psicológicos para a saúde.
Estudos mostram que assistir a eventos esportivos liberação de neuroquímicos responsáveis pelo humor, tolerância à dor e funções do sistema imunológico. Isso ajuda a melhorar o humor, o bem-estar geral e a satisfação com a vida.
E não é preciso nem assistir de fato para obter benefícios. Apenas imaginar o próximo jogo ou temporada do seu time e os possíveis resultados positivos pode ter impactos positivos na autoestima.
Torcer aumenta os sentimentos de conexão social
Assistir a eventos esportivos é uma ótima forma de socializar e reduzir o sentimento de solidão, que é tão prejudicial à saúde. Ao assistir a um jogo com outras pessoas, mesmo que sejam desconhecidos, você se torna parte do grupo e desfruta da conexão social, pertencimento e afiliação. Nesse cenário, tanto a vitória quanto a derrota são compartilhados, o que ajuda a multiplicar a alegria e dividir a tristeza.
Alerta
A psicóloga alerta que há uma linha tênue entre fã e fanatismo e, como acontece com todas as coisas que são boas apenas com moderação, o fanatismo no esportes pode ter um lado sombrio. Basta olhar para todos os tristes casos de briga entre torcidas e torcedores de times diferentes.
Para obter os benefícios do esporte e não apenas os malefícios, é importante “ficar de olho na bola” e focar no equilíbrio ao torcer para manter sua saúde psicológica e bem-estar ao torcer para o seu time.