É NOTÍCIAGERAL

Companhias aéreas anunciam aumento no número de voos no Galeão

As companhias aéreas vão aumentar o número de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no segundo semestre.

Após a decisão do Governo Federal em restringir o número de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, a Gol Linhas Aéreas informou que vai mais que dobrar a oferta de voos no Galeão a partir do segundo semestre.

A ampliação, segundo a Gol, começa a partir de outubro, quando está previsto um aumento de 38%. Depois, o aumento chegará a 110% em novembro.

Além dos destinos que ela já operava, a Gol terá rotas entre Galeão e Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

No fim de outubro, a empresa também vai conectar o Galeão a Navegantes. Sobre os voos que já foram vendidos e que tinham como embarque o Santos Dumont, a Gol explicou está informando os passageiros sobre a mudança para o Galeão.

Além da Gol, a Azul e a Latam também têm previsão de voos extras a partir de outubro, mas ainda não há informações de quanto será esse aumento.

A medida tem como objetivo o equilíbrio entre a operação no Galeão e no Santos Dumont. Enquanto o terminal do Centro vem operando no limite de sua capacidade, provocando filas e atrasos, o da Ilha do Governador vem perdendo passageiros.

O Galeão movimentou menos de 6 milhões de passageiros no ano passado, mesmo tendo uma capacidade anual para mais de 30 milhões. O Santos Dumont teve mais de 10 milhões, segundo dados do Governo Federal.

Em junho, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse que a redução de voos no Santos Dumont entrará em vigor em outubro.

O Governo Federal decidiu, junto com a Prefeitura do Rio, que o Santos Dumont, no Centro da cidade, ficará restrito a voos para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Brasília. Os demais voos seriam feitos pelo Galeão.

Desequilíbrio e prejuízo

O desequilíbrio no número de voos dos dois principais aeroportos do Rio de Janeiro vem gerando prejuízos para o município e o estado do Rio de Janeiro.

Enquanto o maior deles, o Galeão, na Ilha do Governador, vem perdendo passageiros a cada ano, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, está operando no limite de sua capacidade e provocando atrasos e filas enormes.

Em 2014, no primeiro ano de administração privada do Galeão, o total de passageiros embarcando e desembarcando no aeroporto chegou a 17 milhões. Já em 2022, a empresa registrou a presença de 5,9 milhões de passageiros no aeroporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *