Deputado Rosenverg Reis quer Ônibus Lilás exclusivo para mulheres
Segundo o site da Casa Fluminense, associação civil sem fins lucrativos que discute ações e políticas públicas, no Estado, 10% dos casos de importunação ocorrem no transporte público.¨Estudos mostram que mais de 90% das mulheres brasileiras já foram vítimas de algum tipo de assédio no transporte público. No Estado do Rio, o aumento do número de casos, nos últimos anos, indica que precisamos com urgência de políticas públicas que garantam a proteção delas em suas rotinas de deslocamento, garantindo o direito de ir e vir com segurança¨, ressaltou o deputado Rosenverg Reis.
O projeto de lei apresentado na Alerj ocorre justamente no Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.Segundo o PL 1721/2023, os ônibus lilás intermunicipais exclusivos para mulheres deverão ser disponibilizados, em todo o Estado, no horário da manhã, entre 6h e 9h, e à tarde, das 17h às 20h, com exceção de sábados, domingos e feriados. O não cumprimento das novas regras implicará no pagamento de multa de 1000 UFIRs/RJ. Se a irregularidade não for sanada no prazo de 30 dias, após a notificação pelo órgão responsável pela fiscalização, será aplicada multa diária de 50 UFIRs/RJ. As empresas de transporte terão 120 dias para se adequar à Lei.
Desde 2006, o Rio de Janeiro conta com a Lei Estadual 4.733, que determina a destinação de espaços exclusivos para mulheres nos sistemas ferroviários e metroviários do Estado do Rio de Janeiro.