Turistas são arrastados por ondas ao fazerem selfie em dia de ressaca na Praia do Diabo, no Rio
Duas pessoas foram arrastadas por ondas na Praia do Diabo, no Arpoador, Zona Sul do Rio, ao fazerem selfies numa pedra em dia de ressaca, neste domingo. Os turistas, que são de Petrópolis, na Região Serrana, foram salvos por guardas do GMar, do Posto 7.
Em nota, a assessoria de imprensa dos bombeiros confirmou o caso e informou que uma das pessoas foi encaminhada ao Hospital municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul:
“Ontem, por volta de 14h50, bombeiros do GMar foram acionados para salvamento marítimo na Praia do Diabo. Duas vítimas foram retiradas do mar: masculino adulto, retirado e liberado no local, e uma feminina adulta, encaminhada para o Hospital Miguel Couto”.
Um perfil de rede social dedicado a atualizações sobre ondas nas praias do Rio, Resenha das Ondas, compartilhou os vídeos:
“Rapaziada, vamos ser mais responsáveis e prudentes. Ontem, o mar ainda estava muito forte, com correntezas e batendo muito em lugares de pedras! Turistas de Petrópolis foram fazer selfies e foram varridos da pedra. A onda bateu e arrastou os dois para o mar. Foram salvos pelo Cabo Peixoto e pelo Cabo Anjos, do GMar. Em um dia chuvoso e nublado de domingo, uma simples viagem de turismo, poderia se tornar em uma tragédia para as famílias! “
Quando há aviso de ressaca, o Centro de Operações do Rio, órgão da prefeitura, recomenda aos cariocas e turistas que evitem o banho de mar, a presença nas pedras e a prática de esportes dentro d’água durante este período. Além disso, pescadores devem evitar a navegação e a permanência em mirantes na orla. Em caso de acidente, a orientação é não entrar no mar para resgatar vítimas. Deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Em reportagem recente do GLOBO, Bombeiros informaram que selfies de risco estão por trás de grande parte dos acidentes em locais perigosos no Rio. Entre janeiro e novembro de 2022, 16 mortes em 180 acidentes foram registrados pela corporação, entre eles costões rochosos, encostas, mirantes e cachoeiras do estado.
Campanha de alerta
A recorrência de acidentes relacionados às tentativas de fazer o autorretrato mais impactante fez com que o Corpo de Bombeiros do Rio iniciasse uma campanha de conscientização a respeito. A ação acontece tanto por meio de publicações nas redes sociais da corporação, quanto pela abordagem direta das pessoas nos principais pontos de risco. Com o mote “Não arrisque a sua vida por likes”, as publicações mostram vídeos impactantes de pessoas que colocaram a vida em risco por causa de um clique.
— Pedimos que as pessoas não frequentem esses lugares em dia de chuva, quando as pedras estão mais escorregadias, evitem ainda os períodos de mar em ressaca e também durante à noite, quando a visibilidade é bastante reduzida — reforçou o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, à época da campanha de conscientização.
Domingo de tempo fechado
O primeiro domingo de outubro teve céu encoberto pela manhã, com registros de pancadas de chuva, de fracas a moderadas, em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o Sistema Alerta Rio, os ventos ao longo do dia foram moderados, com ocasionais rajadas fortes.