É NOTÍCIAGERALPOLÍTICA

Melhorias para a universalização do fornecimento de água avançam em Duque de Caxias

Em dois anos, Águas do Rio implantou e substituiu 100 km de novas redes, levando esse bem essencial a 42 mil pessoas pela primeira vez

Uma nova realidade no abastecimento de água já pode ser sentida pela população de Duque de Caxias. Na cidade da Baixada Fluminense, onde atua há dois anos, a Águas do Rio realizou o assentamento e a substituição de cerca de 100 km de redes, levando água tratada pela primeira vez a mais de 42 mil caxienses, sendo oito mil deles em Xerém, onde vive Valéria de Azevedo.

“Quando comecei a entender melhor como seria o trabalho da empresa aqui em Xerém, eu fiquei mais tranquila, porque essas equipes estão trabalhando para trazer dignidade para nós”, afirmou a moradora.

Ela relembrou ainda as dificuldades pelas quais a família passou ao longo dos últimos anos.

“Minha mãe morava na beira de um rio, então ela sabe o sacrifício que era pegar e usar aquela água sem tratamento adequado, o que oferecia vários riscos para a saúde. Depois que tivemos água encanada, tudo mudou. E é isso que eu quero para todos na nossa cidade”, destacou Valéria.

Aprovado pelo Congresso Nacional em julho de 2020, o Novo Marco Legal do Saneamento tem como um dos objetivos a universalização de serviços até 2033 – garantindo que 99% da população do país tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

De acordo com Marcello Dall’Ovo, que é diretor executivo da concessionária e atua na Baixada Fluminense, o desejo da Águas do Rio é conseguir ampliar, melhorar e manter um serviço de qualidade para os residentes de Duque de Caxias.

“Queremos ampliar a oferta de água sempre oferecendo um serviço de qualidade para que todos tenham acesso a este bem essencial. Temos o compromisso com o bem-estar das pessoas que vivem na nossa área de concessão”, disse Marcello.

Melhorias na rede coletora de esgoto

Os avanços e as melhorias feitas pela Águas do Rio também são nítidos nos serviços de esgotamento sanitário do município. Por meio de serviços que reativam o sistema de forma gradual, a companhia hoje atende mais de 20 mil pessoas de bairros como Jardim 25 de Agosto, Laguna e Dourados, Bar dos Cavaleiros, Parque Lafaiete, Olavo Bilac, Centenário, Jardim Leal, Gramacho e Figueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *