CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Palácio Tiradentes recebe mais uma Edição do Projeto “Música no Museu”

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu, na noite desta quinta-feira (23/11), mais uma edição do projeto Música no Museu, maior série de música clássica do Brasil. O espetáculo faz parte da programação do XIII Rio Winds Festival e contou com os músicos internacionais John Rojas (Oboé) e Elizabeth Bezuidenhout (Piano e Voz). O evento aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense.

A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, expressou o significado especial de sediar esse evento: “É uma honra receber mais uma edição do Música no Museu, que democratiza a música clássica no Brasil e atrai pessoas para conhecer a história do Palácio”.

O projeto “Música no Museu” completa 26 anos de contribuição para a cena cultural brasileira, Sérgio da Costa, idealizador e diretor do projeto, comentou sobre o início do projeto, destacando sua expansão não apenas pelo Rio de Janeiro, mas também por cidades como Paraty, Teresópolis, Petrópolis, Búzios e Vale do Café, além de apresentações internacionais na Índia, Austrália e Nova Iorque.

“Ficamos contentes de a Alerj levar ao público esses concertos gratuitos, democratizando o acesso à cultura e dando oportunidade de assistir a shows de músicas clássicas e visitar espaços nobres como o Palácio”, comentou Sérgio.

A última composição, uma homenagem ao Brasil, encerrou a noite de maneira tocante. O músico John Rojas afirmou sua gratidão pelo convite, ressaltando que essa era sua primeira vez na capital. “Estou muito agradecido. O Palácio tem uma acústica incrível e as pessoas são muito receptivas e calorosas”, comentou.

O Rio Winds Festival vem sendo realizado há 13 anos ininterruptamente sempre no mês de novembro, com a curadoria do oboísta Harold Emert, ex-integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), e conta com a participação de expressivos nomes de instrumentos de sopros do Brasil e exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *