É NOTÍCIASAÚDE

Secretária de Estado de Saúde participa de encontro na FGV Conhecimento sobre tecnologia em emergências médicas

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou, na manhã desta segunda-feira (18.12), de um encontro promovido pela Fundação Getúlio Vargas Conhecimento (FGV Conhecimento) para conhecer projeto de tecnologia em emergências médicas, desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada (Emap), vinculada à instituição. Participaram da reunião, realizada na sede da FGV Conhecimento, em Botafogo, Zona Sul do Rio, Ricardo Simonses, diretor técnico da fundação; Sidnei Gonzalez, diretor da FGV Conhecimento; Marfan Vieira, subprocurador-geral de Justiça do MP-RJ; Eduardo Lima, procurador de Justiça do MP-RJ; Dr. Luizinho, deputado federal e ex-secretário de Saúde do Estado do Rio, entre outras autoridades.

Durante o encontro, Vincent Guigues, professor da FGV e pesquisador da Emap, apresentou um conjunto de softwares que compõem o Sistema Integrado de Atendimento a Emergências Médicas, desenvolvido por pesquisadores do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, da Emap. O objetivo é o uso da tecnologia em favor do sistema público de saúde estadual para otimizar os atendimentos, especialmente o prestado pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

Claudia Mello destacou a importância da ferramenta que pode se tornar grande aliada na missão da Saúde de salvar vidas. “É impressionante como a tecnologia pode contribuir de forma efetiva para uma melhor gestão do SUS em ações que impactam diretamente no dia a dia da população. Agradeço à toda equipe da FGV e Emap pela apresentação da proposta que pode tornar o serviço que o Governo do Rio presta aos fluminenses mais eficaz”, destacou a secretária, convidando a equipe para conhecer as centrais de regulação do estado, entre elas, a do SAMU.

Para o deputado federal e ex-secretário estadual de saúde, Dr. Luizinho, o uso dos algoritmos pode contribuir para a evolução do Sistema Estadual de Regulação (SER) e dar ainda mais velocidade de resposta ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

“As ferramentas tecnológicas são uma necessidade latente no sistema de saúde do país. Em muitas ocasiões, como na própria regulação e no SAMU, os serviços são operados de forma manual. Não temos uma estrutura matemática na construção de algoritmos, modelos de software, entre outros meios, que nos ajudem a pensar soluções para otimizar tempo, que em saúde significa vida”, declarou.

Um próximo encontro entre representantes da SES-RJ e da FGV foi marcado para ainda esta semana na sede da secretaria, no Rio Comprido, Zona Norte da capital fluminense, para que eles possam conhecer o novo Centro de Inteligência em Saúde (CIS).

Também participaram da reunião: Kitty Crawford (Superintendente de Regulação Estadual), Fernanda Fialho (Subsecretária de Atenção à Saúde da SES-RJ), Alexandre Siciliano (médico cirurgião cardíaco), Cesar Camacho (Diretor da EMAp), Eduardo Wagner (Professor da EMAp), Andréia Loureiro (Gestora de Projetos da FGV Conhecimento), Lia Mota (Pesquisadora da FGV Conhecimento), Fernanda Bragança (Pesquisadora Interna do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento), Lívia Ferreira (Pesquisadora Interna do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento), Renato Braga (Pesquisadora Associada do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento) e Thiago Serrano (Pesquisador Interno do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *