Violência contra mulher foi a 2ª ocorrência mais recorrente na central 190 do RJ em 2023
O levantamento foi feito com exclusividade para o g1, e revela que lesão corporal contra a mulher como violência doméstica e familiar foi o 2º chamado mais recorrente durante todo o ano.
Perturbação do sossego aparece no topo da lista, com quase 100 mil casos.
Os dados foram contados até o dia 20 de dezembro. Até essa data, a corporação recebeu pouco mais de 57 mil pedidos de socorro de mulheres, uma média de quase 5 mil chamados por mês – mais de 150 por dia.
O município do Rio lidera em disparado o ranking:
- Rio de Janeiro com 27,3 mil casos;
- Nova Iguaçu teve 4,6 mil chamados;
- Duque de Caxias chega a quase 4 mil ocorrências;
- Belford Roxo teve 2,7 mil;
- São Gonçalo com 2,3 mil.
Um levantamento feito do ISP mostrou que em 2023, mais de 33 mil casos foram registrados no Sistema Único de Saúde (SUS) como suspeita ou confirmação de violência doméstica ou sexual contra mulheres no Rio de Janeiro.
Um ator que fez parte do elenco de Tropa de Elite 1 e 2 foi preso por policiais militares nesta quinta-feira (28) depois de agredir a ex-mulher no morro do Vidigal, Zona Sul da capital fluminense.
A mulher, depois de apanhar, conseguiu escapar e pedir socorro aos agentes, que encaminharam Marcos Antônio da Silva Junqueira para a delegacia, onde ele foi preso em flagrante por violência doméstica em vias de fato.
Jovem agredida com fio de telefone
Uma jovem de 21 anos foi agredida com um fio de telefone pelo marido enquanto dormia no Jardim Guandu, em Nova Iguaçu, no início de dezembro. Ela estava com a filha de 8 meses, e sofreu cortes nos braços.
“Eu estava dormindo, e ele surtou, já acordou me batendo. Eu acordei no susto. Minha filha também estava dormindo e acordou na hora”, disse a mulher.
Matheus Monteiro dos Santos, de 26 anos, que já tinha 6 anotações por violência doméstica, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.