ALERJ: recebe novo cônsul-geral do Japão para estreitar intercâmbio cultural, científico e turístico
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu, na quinta-feira (01/02), o cônsul-geral do Japão, Takashi Manabe, que esteve no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense. Coube à deputada Tia Ju (REP) fazer as honras da Casa, e na conversa eles falaram sobre a manutenção da relação de amizade entre os dois países e de ações para estreitar ainda mais o intercâmbio cultural, científico e turístico.
“Esse encontro é de suma importância para a diplomacia e traz uma certa independência dos estados nas relações diplomáticas. O cônsul acabou de chegar ao Brasil e a gente pretende, com a concordância do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e em parceria com o consulado, organizar uma sessão solene para que a gente possa comemorar juntos essa relação que já dura 130 anos”, disse Tia Ju.
Para o cônsul, em 2024 e no próximo ano há uma grande janela de oportunidades para estreitar ainda mais a aliança entre os países. “Este ano a cidade do Rio vai sediar o G20 e diversas reuniões de chanceleres e também se comemora o 55º aniversário da relação entre o Rio e a cidade japonesa Kobe, consideradas cidades-irmãs. Além disso, em 2025 comemoraremos os 130 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil-Japão. Por isso, a nossa ideia é promover cada vez mais intercâmbio cultural, científico e turístico”, explicou.
Presente na reunião, o assessor de relações internacionais da Casa, Diogo Grandini, disse que a Alerj também poderia promover uma exposição fotográfica sobre a cultura japonesa no Palácio Tiradentes, como forma de comemorar o aniversário das relações diplomáticas entre os países. Após a reunião, Manebe e a vice-cônsul, Kana Hasegawa, fizeram uma visita guiada para conhecer a história e os espaços internos do Palácio Tiradentes.
Imigração japonesa no calendário do Rio
O calendário do Rio de Janeiro passou a contar com o Dia Estadual de Valorização da Imigração Japonesa. A Lei 10.056/23 é assinada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, e pela deputada Célia Jordão (PL). A data será celebrada, anualmente, no dia 18 de junho, data da chegada do navio Kasato-Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil, em 1908. A data visa reconhecer a importância da contribuição dada por esses imigrantes para o desenvolvimento econômico e cultural do Estado do Rio.