É NOTÍCIAPOLÍTICASAÚDE

Saúde RJ no Carnaval 2024: Campanha “Contra a Dengue Todo Dia” é destaque na Sapucaí na segunda noite de desfiles da Série Ouro

Ação do Governo do Estado ofereceu repelente contra o Aedes aegypti para foliões no Sambódromo neste sábado (10/02)

A campanha “Contra a Dengue Todo Dia”, promovida pelo Governo do Estado no Sambódromo do Rio de Janeiro, marcou presença na segunda noite da apresentação das escolas de samba da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. O público das arquibancadas e os desfilantes que chegavam ao Sambódromo foram recebidos por equipes que borrifavam repelente em quem queria se proteger contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Com o tema “10 minutos que salvam vidas”, a campanha da Secretaria de Estado de Saúde tem reforçado as orientações de combate aos focos do Aedes aegypti existentes nas residências, onde estão 80% dos criadouros das larvas do mosquito. O governador Cláudio Castro acompanhou de perto a ação na Passarela do Samba.

– Não há melhor lugar para fazermos ecoar a nossa campanha contra a dengue do que a Sapucaí. Todos precisam estar alertas para a prevenção da doença. Só vamos conseguir êxito no combate ao mosquito se agirmos de forma conjunta, envolvendo os cidadãos fluminenses e visitantes – afirmou o governador Cláudio Castro.

A secretária de estado de Saúde, Cláudia Mello, reforçou a importância da união de todos contra a dengue.

– Nós só vamos vencer essa guerra contra a dengue com a participação de todos. E uma estratégia indispensável é a eliminação dos focos de proliferação do mosquito dentro de nossas próprias casas, porque nelas é que estão a maioria dos criadouros do Aedes aegypti – destacou Claudia Mello.

Algumas dicas da campanha já estavam na ponta da língua da pequena Rafaela Ribeiro, 10 anos, que ao lado da mãe, Daniele Fátima da Conceição Ribeiro, se preparava para desfilar na Arranco do Engenho de Dentro, terceira escola a se apresentar na Sapucaí no sábado de Carnaval.

– Não pode deixar água parada e tem que colocar cloro na piscina. A gente tem que tomar muito cuidado com esse mosquito e as crianças que lembrarem disso, avisem seus pais para eles terem cuidado – alertou a pequena sambista.

Além de oferecer repelente para os espectadores, a campanha do Governo do Estado do Rio na Sapucaí também conta com vídeos educativos exibidos em nove telões espalhados pela Avenida. A ação prossegue nos desfiles do Grupo Especial, no domingo e segunda, dias em que também desfilarão pela pista uma faixa com a mensagem “10 minutos que salvam vidas” e uma ambulância “fantasiada” com a identidade visual da campanha.

Números da dengue no estado

Até o dia 08 de fevereiro, foram registrados 31.133 casos prováveis de dengue em todo o estado. Três óbitos foram confirmados até o momento:  um na cidade do Rio de Janeiro, um em Mangaratiba e um em Itatiaia. Em 2023, houve 51.494 casos prováveis e 30 óbitos confirmados.

Plano Estadual de Combate à Dengue

Em 26 de janeiro, o governador Cláudio Castro e a secretária de Saúde Claudia Mello lançaram o programa Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!, que envolve o uso de tecnologia, qualificação e apoio aos 92 municípios do estado. O investimento é de R$ 3,7 milhões.

O Governo do Rio comprou equipamentos e insumos que estão sendo distribuídos aos municípios com maior incidência de casos, para a montagem de até 80 salas de hidratação, que terão capacidade para atender, ao todo, até 8 mil pacientes por dia.

A Secretaria de Estado de Saúde está treinando 2.000 médicos de emergências e profissionais de saúde dos 92 municípios para garantir o diagnóstico mais preciso e o tratamento correto, como também a capacitação no atendimento às gestantes infectadas. Além disso, 160 leitos de nove hospitais de referência do estado poderão ser convertidos, inicialmente, para tratamento da dengue, como foi feito na Covid-19 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *