Dengue ainda preocupa: vereadores fazem novos alertas em Sessão Plenária
Parlamentares comentaram o aumento de casos e, mais uma vez, debateram sobre o combate à doença
A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta terça-feira (27). Ainda reincidente e alarmante no Estado o aumento do número de casos de Dengue foi pautado mais uma vez. Os parlamentares fizeram mais um alerta à população e cobraram providências as empresas responsáveis por terrenos que precisam ser limpos e vistoriados.
A dengue e o aumento no número de casos
Primeiro a se manifestar, o Vereador Alex da Juliana do Táxi (MBD) mencionou as empresas Águas do Rio, Light e Supervia. Segundo o parlamentar, há terrenos da responsabilidade dessas empresas que precisam ser vistoriados e limpos. Alex chamou atenção para o descaso, já que a falta de varrição, capina e limpeza podem intensificar a aparição de novos focos do mosquito Aedes aegypti.
“Essas empresas precisam cuidar das suas propriedades. A gente ainda encontra aqui no município muitos espaços da Light e da Águas do Rio sem capina feitas e sem manutenção, estando em um total abandono. Isto causa muitas implicações aos munícipes que moram no entorno”, afirmou.
O Vereador demonstrou a sua preocupação já que estes locais podem ser criadouros eminentes do mosquito transmissor da Dengue e solicitou à Câmara que essas empresas sejam notificadas com urgência.
Michel Vila Nova (PSDB) foi o segundo Vereador a discursar e, durante a sua fala, endossou o alerta feito pelo parlamentar que lhe antecedeu. Michel comentou o aumento no número de casos e solicitou a intensificação das medidas de combate à Dengue. “Os números são alarmantes: de acordo com o último boletim epidemiológico, tivemos um aumento significativo nos casos de Dengue em Duque de Caxias. Essa situação requer uma resposta imediata e eficaz por parte do poder público, da sociedade civil e de cada cidadão”, comentou o parlamentar.
Michel bateu na tecla da prevenção e na eliminação de criadouros. O Vereador falou sobre a participação ativa da população, reforçou os cuidados que ajudam a evitar a proliferação do mosquito e apontou o uso de repelentes como uma medida paliativa que agrega.
Outros assuntos pautados
Além da Dengue, a Sessão Plenária desta terça também pautou a segurança pública no município, através da fala do Vereador Alex da Julia do Táxi, que utilizou o bairro 25 de Agosto como exemplo. Segundo ele, os assaltos na região estão recorrentes e o parlamentar cobrou um policiamento mais ostensivo.
Após o encerramento das manifestações, o segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução.