Champions League: Uefa detalha novo formato, com o fim da fase de grupos
A Uefa detalhou nesta segunda-feira o novo formato da Champions League, a ser implementado a partir da próxima temporada. A tradicional fase de grupos com 32 equipes será substituída por uma fase em formato de liga, com 36 clubes. Cada um deles jogará oito partidas nesta fase – com adversários a serem definidos através de sorteio.
Os times serão divididos em quatro potes de acordo com critérios específicos. Cada participante enfrentará duas equipes de cada pote, com metade dos jogos disputados como mandante e a outra metade como visitante.
Os oito clubes que tiverem as melhores campanhas nessa fase de liga garantirão vaga direta nas oitavas de final da Champions. Os times colocados entre 9º ao 24º posição irão para um playoff valendo oito vagas nas oitavas. Os classificados entre a 25º e a 36º posição são eliminados diretamente.
A partir das oitavas de final, o desenho atual continuará: os times se enfrentarão em jogos de ida e volta, em formato eliminatório – quem tiver o maior placar agregado se classifica, sem critério de desempate por gols marcados fora de casa. A final seguirá sendo disputada em partida única em local neutro.
— A Uefa demonstrou claramente que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade — disse Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.
A distribuição das quatro vagas extras
A nova fase de liga terá 36 equipes na disputa, ao invés das 32 que até a atual temporada disputavam a fase de grupos. Mas de onde vêm as quatro vagas extras? A Uefa garante que 32 vagas seguem como o habitual, com as tradicionais classificações pelos campeonatos nacionais. As demais vagas serão distribuídas desta forma:
- Primeira vaga: Esta vaga irá para o clube classificado em terceiro lugar no campeonato da federação que ocupar a quinta posição na lista de acesso, que é determinada pelo ranking de coeficientes da Uefa.
- Segunda vaga: Esta vaga será concedida a um campeão nacional, ampliando de quatro para cinco o número de clubes campeões nacionais que participarão da fase classificatória da Champions, que terá quatro pré-eliminatórias.
- Vagas três e quatro: Essas vagas irão para as federações com melhor desempenho coletivo de seus clubes na temporada anterior (ou seja, o coeficiente de clube da federação na temporada anterior). Cada uma dessas duas federações ganhará um lugar automático na fase da liga além das vagas habituais.