F1: Arábia Saudita detalha pista que deve assumir GP no país
A Companhia de Investimentos Qiddiya (QIC, na sigla original em inglês) revelou, nesta terça-feira, mais detalhes do projeto de seu circuito de F1. A pista deve assumir o lugar do circuito Jeddah-Corniche nos próximos anos como palco do GP da Arábia Saudita, que estreou no calendário da categoria em 2021. O país recebe a próxima etapa da temporada 2024 da categoria neste sábado 9 de março.
O projeto tem 21 curvas e uma diferença de elevação de 108m ao longo de uma volta. Um dos pontos de destaque do giro por Qiddiya é a “Blade”, na curva 1, com iluminação de LED; a organização promete uma elevação “dramática” de 70m, equivalente a um prédio de 20 andares. A pista, de sentido anti-horário, foi desenhada pelo ex-F1 Alex Wurz e pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. Esperam-se, ainda, três zonas de DRS.
– A pista Speed Park será uma verdadeira encarnação da filosofia “power of play” de Qiddiya, e vai posicionar Qiddiya City como a casa do automobilismo saudita e um dos principais palcos do esporte a motor no mundo. Visitantes e espectadores terão uma das experiências de corrida mais únicas e imersivas no mundo com essa pista pioneira – disse o diretor da QIC, Abdullah Aldawood.
A expectativa da organização é de que torcedores e entusiastas do automobilismo tenham “uma das experiências de corrida mais imersivas do mundo”, com múltiplos pontos de vantagem e terraços às margens e dentro da pista. O traçado terá dois setores: um similar a um circuito de rua e outro parecido com uma pista permanente.
Neste momento, espera-se que o GP da Arábia Saudita permaneça em Jidá até 2027, antes da mudança para Qiddiya. A presença da F1 no país está confirmada ao menos até 2030, quando expira o atual vínculo entre as partes.
O complexo Qiddiya é um projeto de entretenimento que integra a iniciativa “Saudi Vision 2030”. A ideia do governo é criar um centro de entretenimento, esportes e artes como forma de diversificar a economia local e reduzir a dependência em petróleo.
Veja fotos do projeto do circuito em Qiddiya:
Em respeito ao Ramadã, a F1 2024 segue para sua próxima corrida no sábado, 9 de março, com o GP da Arábia Saudita.