Novo PAC Seleções contempla áreas de vulnerabilidade social com 240 novos Espaços Esportivos Comunitários
Os resultados do Novo PAC Seleções nas áreas de esporte, saúde, educação e infraestrutura social foram anunciados nesta quinta-feira (7/3), em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, ministros, senadores, deputados e prefeitos. O Novo PAC na área esportiva compreende a construção de 240 novos Espaços Esportivos Comunitários em 239 municípios brasileiros e no Distrito Federal. As 16 modalidades das 27 serão executadas pelos ministérios do Esporte, Saúde, Educação e Cultura e somam R$ 23 bilhões em investimento.
No total, foram selecionados 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgação no lançamento do programa, no dia 27 de agosto.
Os Espaços Esportivos Comunitários serão formados por campo de futebol com grama sintética, meia quadra de basquete, pista de caminhada, parquinho infantil, bem como locais e mobiliários públicos indutores de vínculos comunitários e incentivadores de uma vida ativa e saudável para todas as idades, em todas as regiões do Brasil, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
Ao fazer um resgate histórico sobre os ministérios do Esporte e da Cultura, o ministro André Fufuca elogiou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e em nome dela saudou todas as mulheres brasileiras. “O que fazemos aqui hoje é a autoaceitação de que a cultura e o esporte do Brasil no seu governo não são apenas um ministério, mas algo para mudar a vida de várias pessoas no Brasil. Um país que foi pentacampeão mundial do futebol, que bateu inúmeros recordes esportivos não pode ter ministérios resumidos a secretarias”, afirmou.
“Os espaços esportivos comunitários não irão atender um, dois ou três estados. Irão atender 26 estados e o DF no país. Foi exigência do presidente Lula que todos fossem incluídos no PAC Esporte. O Ministério do Esporte acredita na inclusão social, no crescimento do ser humano como cidadão, por meio do esporte, e quem diz isso não sou eu, são os países que deram certo, que trabalharam o esporte em paralelo com a educação, a saúde, a seguridade social e o desenvolvimento social”, ressaltou Fufuca.
“O PAC Esporte foi o segundo que recebeu maior número de solicitações. Mais de 4.600 propostas de todo o Brasil. São 240 espaços comunitários hoje, mas até o ano que vem teremos mais de mil unidades em construção. Esse é o compromisso do MEsp com o esporte. Confio na sensibilidade do Congresso Nacional, que acredita que o esporte é um instrumento de mudança. Quem ganha com esses espaços não é o ministério nem seus servidores, mas sim a sociedade que vai usá-los”, concluiu.
As mais de 4 mil propostas enviadas por 3.352 entes federativos distribuídos pelas 27 unidades da federação foram analisadas e classificadas como habilitadas e selecionadas. Todas as propostas que cumpriram os requisitos estabelecidos pelo Ministério do Esporte, e já dispõem de indicação de terreno com titularidade e dimensão compatível para implantação do Espaço Esportivo Comunitário foram classificadas como habilitadas.
Participaram da cerimônia o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; da Casa Civil, Rui Costa; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Saúde, Nísia Trindade; da Educação, Camilo Santana; da Cultura, Margareth Menezes; do Esporte, André Fufuca; entre outros.
Confira o resultado do Novo PAC Seleções – Releases Regionais