Treino 1 do GP da China de F1 2024: horários e onde assistir
A temporada 2024 de F1 já está pronta para o seu próximo destino, após cinco anos de ausência: o GP da China. A etapa no Circuito Internacional de Xangai sofreu com sucessivos cancelamentos por causa da pandemia do coronavírus, desde 2020. Seu retorno marca, ainda, a primeira de seis corridas sprint deste campeonato.
O GP da China foi adiado quatro vezes, de 2020 a 2023. Isso por causa das rígidas políticas governamentais para conter a pandemia do coronavírus, que na época do primeiro adiamento em fevereiro de 2020, era considerada apenas uma epidemia no país – o status de pandemia foi decretado apenas em 11 de março. No ano seguinte, a prova teve seu contrato com a F1 renovado até 2025.
Em maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde pública causada pelo vírus. No entanto, o retorno oficial da etapa só foi confirmado para 2024.
O último piloto a vencer no Circuito de Xangai, com seus 5,451 km de extensão e 16 curvas, foi Lewis Hamilton. O heptacampeão da Mercedes é também o maior vencedor da prova, com seis conquistas, além de ser recordista de poles positions: também seis. Além dele, Fernando Alonso possui dois triunfos na China.
Estreia das corridas sprint em 2024
Introduzidas na temporada 2021 da F1, as corridas sprint terão sua primeira edição de 2024 neste fim de semana, na China. O formato ainda será visto nos GPs de Miami, Áustria, Estados Unidos, Catar e São Paulo.
As provas sprint passaram por mudanças: agora, a classificação para a corrida principal do fim de semana, no domingo, será no sábado – como normalmente acontece. Já na sexta-feira será realizada a definição do grid de largada para a prova sprint.
Horários do GP da China
Sexta-feira, 19 de abril
– Treino livre 1: 0h30
– Classificação sprint: 4h30
Sábado, 20 de abril
– Corrida sprint: 0h
– Classificação principal: 4h
Domingo, 21 de abril
– Corrida: 4h
Pilotos confirmados
– RBR: Max Verstappen e Sergio Pérez
– Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz
– Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
– Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly
– McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
– Sauber (ex-Alfa Romeo): Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
– Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
– Haas: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg
– RB (ex-AlphaTauri): Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo
Onde assistir ao vivo
A TV Band exibe a corrida, a corrida sprint e a classificação na TV aberta. A Bandsports exibe os treinos, provas e a classificações na TV fechada. O ge.globo fará a cobertura de todo o fim de semana.