CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Evento apresenta as novas etapas do projeto LER

Nesta quinta-feira (18/04) foi lançado, no Teatro Sesc Nova Iguaçu, o Circuito Ler Para Va-Ler, promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Esta iniciativa foi um momento de sensibilização com os representantes das escolas relacionadas para a primeira etapa LER – FESTIVAL DO LEITOR, que é um encontro sobre livros e ideias em que cada visitante se sente parte integrante dessa experiência. O lançamento contou com a presença de Ana Maria Machado, premiada escritora e jornalista, além de ser membro da Academia Brasileira de Letras. 

 – Nós acreditamos muito nas possibilidades da leitura e o Circuito Literário é algo que nossa secretaria se orgulha muito em realizar.  Alunos e professores terão oportunidades maravilhosas e veremos a literatura fluir da melhor forma possível. É um momento de desafio e cuidado, para que tudo dê certo.  A leitura abre portas e transforma vidas – comentou Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

O festival é um movimento literário inovador, com o foco na exposição e na troca de conhecimento, que promove o encontro de todos os agentes que fazem parte da cadeia produtiva do livro. Com debates de diferentes assuntos com as mais variadas personalidades, o grande objetivo do evento é despertar a paixão pela leitura, oferecendo diversas atividades em diferentes linguagens, para que cada visitante que passe pelo circuito se sinta motivado a ler e descobrir novos livros.

Em 2024, a LER contará com o circuito LER PARA VALER, que vai passar por quatro regiões do Estado para que diversos municípios possam vivenciar essas experiências, ampliando fortemente o acesso às atividades, transformando cada local em uma vila literária e cultural.

A primeira etapa do projeto será em Duque de Caxias e promete ser o maior evento literário da história de toda a Baixada Fluminense, contando com diversas atividades e experiências inovadoras, além da participação de grandes nomes como Conceição Evaristo, MV Bill, Walcyr Carrasco, Thalita Rebouças, Elisa Lucinda e Fábio Carpinejar.

 – Estamos dando início ao Circuito Ler Para Va-Ler, um festival que une literatura e educação, com foco na formação do leitor e em despertar a paixão pela leitura, principalmente nos estudantes.  É uma alegria estarmos reunindo todos esses gestores da Educação, da Baixada Fluminense, onde começaremos nossa jornada.  Levaremos experiências literárias e culturais a alunos e professores, para que eles possam ter um contato ainda mais forte com os livros – afirmou Bruna Reis, diretora executiva do LER.

O evento contou com a ilustre presença da imortal Ana Maria Machado. Carioca de Santa Tereza. Jornalista e escritora de sucesso, recebeu 3 Prêmios Jabuti e vários outros no país e no exterior, entre eles o Casa de Las Americas (Cuba, 1980), Personalidade Cultural (União Brasileira de Escritores, 1981), Prêmio Hans Christian Andersen Internacional (Conjunto da obra infantil, 2000), o  Prêmio Mulher da Paz (Associação Mil Mulheres para o Nobel da Paz, Suíça, 2005), Prêmio Ibero Americano de Literatura Infantil e Juvenil – “Hors Concours” (Fundação SM, 2006), e a premiação Mulher do Ano (Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, 2006). Sexta ocupante da Cadeira nº 1, a imortal presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2012 e 2013.

– É uma alegria estar aqui, em uma troca especial com professores e educadores.  Venho de uma família com muitos professores e meu avô ensinou a minha avó a escrever. Nós estamos sempre aprendendo e precisamos de quem nos ensine, que nos passe experiências e saberes. A leitura é cultural e se desenvolve pela prática.  A educação e a escrita devem estar entrelaçadas para a transmissão do futuro – frisou a imortal, emocionada com esta ação de lançamento do festival.

A LER é inclusiva, exclusiva, abrangente, democrática e oferecerá ao público do interior do estado uma programação diversa, reunindo autores e artistas em torno da paixão transformadora da literatura, sendo o primeiro festival que contempla todo o estado do Rio de Janeiro.

Marque na Agenda: o circuito LER PARA VALER começa nas cidades da Baixada Fluminense, parte do Centro Sul e da Região Serrana do Estado, ocorrendo entre os dias 06 e 10 de maio no Ginásio Poliesportivo Gilberto Lelis Pedrosa, em Duque de Caxias.

– Estamos muito felizes com a certeza do sucesso desse projeto e, como dizia nosso querido Ziraldo, ‘Ler é mais importante do que estudar’ – finalizou a subsecretária Myrian Medeiros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *