Light investe em ações preventivas com 7 mil serviços de manutenção no primeiro trimestre de 2024
Serviços como a substituição de postes e transformadores são realizados diariamente em 31 municípios do RJ
Visando a qualidade no fornecimento de energia nos sistemas de distribuição aéreo e subterrâneo, a Light investe constantemente na atuação preventiva e corretiva de seus equipamentos.
Somente nos três primeiros meses deste ano, as equipes técnicas inspecionaram 3,9 mil km de rede de distribuição aérea para controle e monitoramento, e executaram 7 mil serviços de rede em toda área de concessão, que compreende 31 municípios do Rio de Janeiro.
Já na rede subterrânea, foram realizadas mais de 3.843 inspeções em câmaras transformadoras e seus equipamentos, sendo 379 manutenções preventivas e troca de 5,5 km de cabos.
O gerente de manutenção da Light, Bruno Almeida, explica que, além dos serviços emergenciais, a concessionária atua com equipes dedicadas, diariamente, mapeando as necessidades de intervenções na rede elétrica, com planejamento assertivo e de menor impacto para a população.
“Quando uma ocorrência é registrada no sistema da Light, o setor de Planejamento da Manutenção e Expansão realiza análises sobre as intervenções necessárias. A partir deste mapeamento, os serviços são direcionados às áreas responsáveis, que designam técnicos e engenheiros à campo para inspecionar e programar as ações, com o objetivo de mitigar interrupções no fornecimento de energia“.
Segundo um levantamento feito pela Light, entre os serviços mais solicitados neste primeiro trimestre, estão as substituições de postes, em que foram realizadas trocas de quase 800 postes, muitos deles abalroados por veículos. Também foram feitas substituições de 795 transformadores e 119 km de rede, aumentando a confiabilidade e dando robustez para os circuitos elétricos.
Já as podas de árvore, realizadas em parceria com órgãos municipais para preservar a rede elétrica aérea e garantir a segurança dos funcionários, foram feitas em 60 mil vegetais.
A Light também conta com a ajuda da população para informar sobre as necessidades de reparos de vistoria e manutenção programadas, além dos casos emergências, como reforça o gerente Bruno Almeida.
“Um poste danificado, um fio partido, ou até uma área de ligação clandestina, de ligações regulares que possam causar prejuízo aos clientes, podem ser notificados para que os técnicos possam fazer o trabalho necessários e evitar riscos e danos à população.”
Para registros de ocorrências ou mais informações, o call center da empresa está disponível 24 horas, pelo número: 0800 021 0196.