Exposição da Uerj leva diversidade ambiental, ciência e arte para o MetrôRio
No mês em que o mundo celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente, o MetrôRio será palco de uma exposição de fotografias ambientais produzidas pelo Núcleo de Fotografia Ambiental e Científica (BioCenas) e pelo laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com curadoria da coordenadora e historiadora da Arte do Programa de Pós-graduação em História da Arte da Uerj, Vera Beatriz Siqueira, ficará em exibição no acesso B (Avenida Chile) do sistema metroviário até o dia 30 de junho e oferece aos clientes da concessionária paisagens deslumbrantes dos biomas brasileiros, a riqueza dos ecossistemas da Mata Atlântica e as espécies de mamíferos aquáticos que povoam a Baía da Guanabara e a costa da cidade do Rio.
As fotografias destacam a diversidade ambiental como valor estético do meio ambiente brasileiro e promovem um encontro instigante entre ciência e arte. As imagens são fruto dos processos científicos de registro nas incursões realizadas nas pesquisas de campo, necessárias para formação de alunos e de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação em Oceanografia e em Ecologia e Evolução, ambos da Uerj.
A mostra é composta por 15 fotografias de 1,50 x 1,50 m divididas em três estruturas cúbicas que compõem a Galeria Itinerante, equipamento cultural do Departamento Cultural da Uerj. Um cubo é dedicado a cinco dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal. Outro cubo é dedicado exclusivamente ao bioma preponderante no território fluminense – a Mata Atlântica e seus cinco ecossistemas e, por fim, o terceiro cubo é dedicado aos mamíferos aquáticos da Baía da Guanabara e da costa da cidade. Esse conjunto de imagens, por meio da arte, conduz a ciência para fora dos laboratórios da Universidade e a leva ao encontro do público para um convite à conscientização ambiental.
A exposição, que endossa o conhecimento científico como nosso aliado fundamental na preservação do patrimônio ambiental brasileiro, é uma realização da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj e compõe uma série de iniciativas de popularização da ciência e do conhecimento produzido nas pesquisas acadêmicas dos programas de pós-graduação da Uerj e fomentada pelo Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (Proext-PG| Capes).
Exposição gratuita ‘Diversidade Ambiental: Ciência e Arte’
Local: estação Carioca/Centro do MetrôRio, no acesso B (Avenida Chile).
Data: de 17 a 30 de junho
Curadoria: Vera Beatriz Siqueira – PPGHA|Uerj
Acervo fotográfico: BioCenas e Maqua
Realização: Universidade do Estado do Rio de Janeiro|Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
Fomento: Capes|Proext-PG
Apoio: MetrôRio
Classificação indicativa: livre