Quaest: ato com Bolsonaro não altera corrida eleitoral e aliado de Lula segue na frente em Duque de Caxias. Zito lidera com 38%
Zito soma 38% das intenções de voto, enquanto Netinho Reis aparece em seguida com 26% e Celso do Alba tem 8%
A segunda pesquisa Quaest sobre a eleição em Duque de Caxias, divulgada nesta quinta-feira, mostra que Zito (PV) aparece à frente na preferência dos eleitores da maior cidade da Baixada Fluminense. Prefeito por três mandatos no passado, o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 38% no levantamento estimulado (eram 40% em junho). Já o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Netinho Reis (MDB) aparece em seguida com 26% (eram 23%) e Celso do Alba (União Brasil) manteve 8%. As variações estão dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Os indecisos são 7% (eram 6%), enquanto 21% (eram 23%) declaram o desejo de votar nulo, em branco ou de não participar do pleito.
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, o percentual de indecisos dispara para 77%, indicando uma disputa ainda aberta. Nesta modalidade de levantamento, aparecem Zito com 9% e Netinho Reis com 6%, além de Celso do Alba e de Vereador Serginho (MDB) com 1%.
A tímida oscilação positiva de Reis ocorreu após um ato conjunto com Bolsonaro há uma semana. O compromisso na Baixada Fluminense faz parte de um périplo do ex-mandatário por cidades do Rio para alavancar o nome de aliados postulantes aos Executivos locais.
Netinho pertence a uma família influente na política local: é sobrinho-neto do atual prefeito, Wilson Miguel (MDB) — que não deve disputar a reeleição —, e sobrinho do ex-prefeito Washington Reis (MDB), que hoje ocupa o cargo de secretário estadual de Transportes no governo de Cláudio Castro (PL). Já Celso do Alba, ex-aliado do clã Reis, é vereador e presidente da Câmara Municipal local.
Zito comandou o Executivo de Duque de Caxias entre 1997 e 2005, voltando ao cargo por um mandato de 2009 a 2013. Embora seja um adversário histórico do PT na região, ele conta agora com o apoio do partido e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já Netinho Reis tem a chancela do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Cláudio Castro (PL).
A pesquisa também mensura um segundo cenário com a adição de Wesley Teixeira (PSB). Neste contexto, Zito permanece a frente com 37%, seguido por Reis (26%), Alba (8%) e Teixeira (2%). Indecisos somam 6%, enquanto 21% declaram o desejo de votar nulo, em branco ou de não participar do pleito.