CULTURA E EDUCAÇÃOÉ NOTÍCIA

Cidade do Rio conquista o maior crescimento na nota do Ideb no país

Capital também alcançou o melhor resultado do Rio na série histórica do Ideb e tem a maior nota na Região Metropolitana.

 

A rede municipal de educação do Rio conquistou o maior crescimento percentual (+12%) na nota da avaliação que compõe o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre todas as capitais do Brasil nos Anos Iniciais, que são os alunos do 1º ao 5º ano. Nos anos finais, foi o quinto maior salto (+5%) na nota entre todas as capitais. A rede municipal do Rio é responsável pelo ensino fundamental do 1° ao 9° ano. (Gráficos ao final do release)

Os dados do Ideb foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (14/08). Nos Anos Iniciais, o Ideb da rede municipalchegou a 6,0,maior resultado da série histórica, iniciada em 2005. Nos Anos Finais, o Rio chegou a 5,2, outro resultado inédito.

 

 

Com os resultados, o Rio é a cidade da RegiãoMetropolitana com a melhor nota no Ideb, nos Anos Iniciais e nos Finais. A cidade do Rio também avançou em posições na Região Sudeste. A rede municipal do Rio ultrapassou Belo Horizonte e São Paulo, e subiu para a 2ª posição nos AnosIniciais, e para a 1ª posição nos Anos Finais.

 

No Ranking Nacional, a rede municipal subiu da 14ª para a 8ª posição, nos Anos Iniciais, e da 11ª para a 5ª posição, nos Anos Finais.

 

Os dados são do Inep (Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, referentes a 2023.

Houve avanço nos resultados entre avaliações seguidas. O crescimento entre 2021 e 2023, nos Anos Iniciais, é o maior registrado entre as avaliações da cidade desde 2009. Tanto nos Anos Iniciais quanto Finais, o Rio de Janeiro alcançouas melhores notas de toda a série histórica.

 

 

A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro alcançou, em 2023, a menor taxa de abandono escolar da história: 0,3% dos alunos do ensino fundamental abandonaram a escola.

Em 2007, a taxa de abandono era de 2,1%. Em 2021 a taxa foi de 0,8% (dado de 2019), em meio à pandemia. Entre 2022 e 2023, a taxa de abandono escolar caiu de 0,6% para 0,3%, uma diferença que representa 1.553 alunos do ensino fundamental, em risco de evasão, que permaneceram na escola.

 

 

Análises dos Resultados do Ideb:

 

 

 

 

Capital assume liderança na região metropolitana do RJ:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *