MetrôRio lança calculadora de emissão de gases de efeito estufa na Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial Sem Carro
Com a ferramenta da WayCarbon, clientes poderão conferir o quanto contribuem para o planeta ao escolherem um transporte mais sustentável
Na Semana Nacional da Mobilidade (18 a 25/09), que tem como objetivo celebrar o Dia Mundial Sem Carro (22/09), o MetrôRio apresenta a campanha “Recall de consciência” para incentivar o uso do metrô, o transporte público mais sustentável da cidade. Com a mensagem principal “Aviso de recall: todos os proprietários de carro devem fazer essa revisão de hábito”, a companhia lança a calculadora de emissão de gases do efeito estufa (GEE), que funcionará gratuitamente no site institucional. A ferramenta é resultado de uma parceria com a WayCarbon, empresa global especializada em soluções com foco em sustentabilidade e mudança do clima.
Até o dia 27/09, vídeos com frases da campanha, criada pela agência Made, e um QR Code para acesso à calculadora serão exibidos nas TVs dos trens e nas telas digitais das estações do metrô. Inspirada em um “recall”, a campanha convoca a todos os proprietários de carros a revisarem seus hábitos quando o assunto é mobilidade. Além disso, a iniciativa tem como objetivo conscientizar os clientes do sistema metroviário sobre o benefício de escolher o metrô, o transporte público que menos polui o meio ambiente, sendo um aliado para a redução da pegada de carbono (volume total de emissões de GEE) da cidade.
A calculadora apresenta aos usuários do modal a comparação da emissão de gases de efeito estufa gerada por meio do uso de metrô, ônibus e automóvel, considerando as mesmas distâncias percorridas no trajeto entre as estações de embarque e desembarque. Com a novidade, os passageiros poderão conferir o quanto contribuem para o planeta ao escolherem um transporte mais sustentável.
Em comparação a outros modais, o metrô tem capacidade de transportar 1.800 pessoas por composição, retirando diariamente centenas de veículos das ruas. Por ser movido a energia elétrica limpa e renovável e, portanto, menos poluente que os veículos motorizados, contribui de forma significativa para a redução do efeito estufa e do aquecimento global, além da diminuição de congestionamentos na cidade. A emissão de gases de efeito estufa por passageiros/quilômetro no sistema metroviário, por exemplo, é 41 vezes menor que a dos automóveis e 31 vezes menor que a dos ônibus.
A calculadora de emissão de gases do efeito estufa está disponível no site do MetrôRio, neste link: Link.