Reis, Quaquá e Ceciliano: clãs políticos tradicionais se perpetuam no poder no Rio
O peso da máquina e dos sobrenomes nas eleições municipais ficou bastante evidente em algumas das principais cidades da Região Metropolitana. Em Magé, essas duas variáveis se encontraram. Atual prefeito e membro do clã político mais tradicional da cidade, Renato Cozzolino foi reeleito no primeiro turno com expressivos 88,74%, quarto maior percentual registrado no estado. Em outras duas cidades da região onde os vitoriosos saíram das urnas com mais de 80% dos votos, os vencedores também disputavam a reeleição: Capitão Nelson (PL) com 84,49%, em São Gonçalo, e a prefeita Marina Rocha (Agir), reeleita com 86,12%, em Guapimirim.
Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a disputa foi entre os clãs Reis e Zito, duas famílias consolidadas na política local. Quem levou a melhor foi Netinho Reis (MDB), sobrinho do atual secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis. Foi eleito no primeiro turno com 53% dos votos contra 28% do ex-prefeito Zito, que já governou a cidade por três mandatos. Netinho Reis contou ainda com o apoio do prefeito Wilson Reis (MDB), de quem é sobrinho-neto.
Ainda na Baixada, uma das famílias mais tradicionais na política local seguirá no comando de Nilópolis. Abraão David Neto, o Abraãozinho (PL) foi reeleito com 56,74% dos votos.
Em Maricá, o ex-prefeito e deputado federal Washington Quaquá manteve o reinado petista na cidade. O partido do presidente Lula completará vinte anos à frente da cidade em 2028. Foram dois mandatos do próprio Quaquá, eleito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012, e mais dois mandatos do seu sucessor Fabiano Horta (2016 e 2020).
Outro nome das fileiras petistas que se saiu vitorioso das urnas foi o ex-presidente da Alerj André Ceciliano. O político elegeu com facilidade o filho Andrezinho Ceciliano (PT), que teve 64,11% dos votos, para governar Paracambi pelos próximos quatro anos. Outra petista vitoriosa na região foi a prefeita Dra Fernanda (PT), reeleita com 39,46%.